22.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Pátio vai à Câmara; recebe apoio da população e divulga "pacotão" de obras

O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) foi além do pedido de convocação da Câmara de Vereadores para esclarecimentos e deu um verdadeiro show, em termos de apresentação de propostas para o município e os trabalhos desenvolvidos por ele neste 1,9 meses de gestão.
Pátio apresentou aos vereadores, imprensa e para o público que lotou as galerias um verdadeiro “pacotão” de obras, que estão sendo realizadas em Rondonópolis e atendendo todos os setores da saúde à infraestrutura.
O prefeito destacou as obras de saneamento básico que estão sendo feitas na cidade, a construção de casas populares, postos de saúde, unidades de educação e , principalmente, asfalto em locais que estavam abandonados pelo Poder Público, como o Cidade de Deus, Sítio Farias e Alfredo de Castro. Ao total o prefeito lembrou que toca em Rondonópolis mais de 100 obras.
O chefe do executivo ainda foi aplaudido pelo público que lotou as galerias do Poder Legislativo, a maioria formada por moradores do Alfredo de Castro, que foi à Câmara para destacar o apoio que o prefeito tem dado ao bairro neste mandado.
Pátio ainda respondeu os vereadores em todos os questionamentos que foram feitos, de forma clara e objetiva.
Uma das questões levadas pelos vereadores estava relacionada ao fato de que a Prefeitura não estaria respondendo os requerimentos apresentados pelos parlamentares; no entanto, após a convocação foram respondidos 182 requerimentos. “Reconheço a necessidade de atender a Câmara e responder, o Poder Legislativo está cumprindo o papel dele, e já pedi ao meu secretariado que não deixe de forma alguma de responder”, disse o prefeito, durante a sessão.
Pátio explicou que em alguns casos há dificuldade em razão de que são milhares de cópias de documentos que precisam ser enviadas. Ele, por outro lado, disse que a orientação, neste caso é mandar o material na forma digital.
O prefeito ainda foi cobrado com relação à questão da falta de merenda na unidade educacional Monteiro Lobato. Pátio explicou que houve um problema pontual que foi resolvido e destacou que em sua gestão aumentou o valor per capita da merenda.
Ele ainda explicou a questão da liberação das obras da travessia urbana. Pátio disse que não estaria de acordo com o fato da empresa Rota Oeste não ter programado alguns equipamentos para a obra, principalmente no que tange à segurança dos pedestres.
O chefe do executivo ainda destacou a situação das obras de recapeamento do centro da cidade. Pátio fez destacar que a obra está dentro do cronograma e que na realidade a empresa contratada acelerou o processo. O prefeito ainda disse que houve uma paralisação em razão de um pedido de aditivo no contrato.


Câmara cumpre o seu papel convocando prefeito para dar esclarecimentos sobre infraestrutura

A Câmara Municipal de Rondonópolis convocou na última quarta feira dia 12 o prefeito Zé Carlos do Pátio para esclarecimentos sobre infraestrutura. O requerimento se deu pela bancada do PSDB através do vereador Jailton do Pesque e Pague e foi aprovado pelas maioria dos vereadores. Na ocasião os legisladores demonstraram maturidade indagando a administração municipal nos quesitos infraestrutura, aproveitando o momento se estenderam a outros temas, como educação, merenda escolar, mas o ponto chave ficou mesmo nas obras que a cidade necessita.
O vereador proponente da convocação Jailton do Pesque de Pague (PSDB) se ateve somente aos temas propostos, conforme o regimento interno do legislativo, dentre eles a travessia urbana das BRS 364 e 163 tema no qual o vereador Jailton luta a mais de uma década. Já o vereador Reginaldo Santos questionou o prefeito sobre outras obras, como asfalto do Parque Universitário, erosão do Parque Oásis, no qual obteve a resposta de pronto por parte do líder do executivo presente.
Debatido também na sessão o quesito travessia um dos questionamentos de maior envergadura, o prefeito disse não concordar com a empresa Rota Oeste e Odebrecht no formato contratual sobre as localidades onde serão efetuadas as travessias. Zé Carlos do Pátio questinou acima de tudo quanto a segurança dos moradores que vão utilizar as passarelas. Condição feita recentemente também pela Polícia Rodoviária Federal, Zé do Pátio demonstrou maturidade ao revisar todo o processo, desta forma justificou e esclareceu a sua negativa em negar de momento o encaminhamento as obras. O prefeito solicitou ajuda ao legislativo, ao Ministério Público Federal e aos empresários da cidade afim de que seja encontrada uma solução junto as empresas e ao DNIT que é responsável pelas obras junto a construtora.
O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis Rodrigo da Zaeli, questionou sobre as obras do Parque Universitário, asfalto do Sagrada Família e a problemática a da enxurrada no residencial Terra Nova, que sempre em período chuvoso é inundado pelas aguas da chuvas. Também obteve a resposta positiva do prefeito que as aduelas já estão na cidade para inicio das obras naquela região. No final quem saiu ganhando foi a população pois os questionamentos feitos pelos vereadores são os mesmos da população que eles representam.
De forma positiva o prefeito demonstrou que em apenas um ano e meio, vem retomando obras paradas e estartando novas obras de necessidade da sociedade. Zé Carlos do Pátio destacou o recapeamento da área central da cidade, a retomada das obras do PAC 3, rede de esgoto que chegará a 100% até 2020. Na educação falou sobre reforma de 25 escolas e construção de mais 8 creches, segundo o prefeito são mais de 100 obras em andamento na cidade. O vereador Adonias ao ser indagado pela reportagem sobre a ida do prefeito a casa de leis, destacou que os esclarecimentos que foram pontuados pelo executivo municipal foram de suma importância para a população. Parabenizou a todo os seus pares do legislativo pela iniciativa, e disse que o prefeito demonstrou maturidade administrativa ao trazer todo o seu secretariado para junto na audiência esclarecendo as dúvidas do legislativo. Quem saiu ganhando mais uma vez, sem dúvida foi a sociedade rondonopolitana.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO