O desafio de administrar a máquina pública em tempos de crise é um dos enfrentamentos do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) que tem com sucesso superado esse problema. Parte deste resultado deve-se a política austera praticada pelo prefeito no começo do atual mandado, onde foram diminuídos cargos, salários e nomeações.
O prefeito para não inchar a máquina e evitar nomeações desnecessárias resolveu no início trabalhar com o mínimo possível de secretários, cargos que tem um volume maior de salários e chamou apenas os comissionados que recebem valores menores.
Pátio, até hoje, tem evitado nomear pessoas em cargos comissionados com valores altos e aos poucos está eliminando esses cargos. O reflexo disso é que a prefeitura tem conseguido honrar os principais compromissos e garantindo o pagamento do RGA dos servidores.
O cenário de Rondonópolis, neste momento, é diferente de que ocorrer em outros municípios do Estado, em que gestores não estão conseguindo pagar em dia, ou até mesmo, conceder o reajuste anual aos seus trabalhadores.
O atual gestor, no entanto, tem tentado ao mesmo tempo fazer justiça social. O prefeito encaminhou uma proposta para a Câmara de readequação dos valores do IPTU, onde os moradores de baixa renda passariam a pagar uma taxa menor ou igual da que é paga atualmente e os grandes investidores e até mesmo especuladores passariam a pagar mais.
Com essa proposta, Pátio passaria a ter mais condições de realizar obras e projetos com recursos próprios em bairros mais humildes. A medida, no entanto, não teve aprovação da Câmara de Vereadores e não poderá entrar em pauta novamente esse ano.
Pátio também está trabalhando em uma melhor otimização do orçamento do ano que vem, que passará a ter mais a cara da gestão. O prefeito enviou à Câmara, uma proposta que deverá superar à casa de R$ 1 bilhão, e conterá mais projetos sociais e investimentos em problemas crônicos de Rondonópolis como o meio ambiente e a rede de esgoto.
No orçamento está prevista a manutenção de algumas ações importantes como o caso do cursinho pré-vestibular Zumbi dos Palmares e projetos de construção de casas populares em parceria com o Governo Federal.