EDUCAÇÃO

Museu Rosa Bororo

A partir da última terça-feira (23) é possível dizer que Rondonópolis passa a ter um espaço dedicado exclusivamente ao registro e a memória do município. Foi entregue à população o novo prédio do Museu Municipal Rosa Bororo que oferece aos visitantes objetos e registros documentais e fotográficos que contam um pouco da história da chamada terra de Rondon.
Após passar cerca de 10 anos sem receber nenhuma melhoria a Prefeitura, através da Secretarias Municipais de Educação e de Esporte Cultura e Lazer recuperou o espaço que há anos apresentava infiltrações no telhado e paredes e mau funcionamento do escoamento de águas. Esses problemas podiam danificar o acervo e apagar o registro histórico do município.
O coordenador do Museu Rosa Bororo, Luis Roberto da Silva, conviveu muito anos com os problemas e hoje afirma estar feliz por ver o espaço recuperado. Ele conta que há anos esperava pela reforma e só nesta administração viu a preocupação com a cultura e o registro da história da cidade. Luis Roberto disse que além do trabalho com o acervo do Museu, através da parceira com a UFMT foi possível fazer o cadastramento do Museu no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Quem chegou na região e vive em Rondonópolis desde o surgimento conta como é prazeroso rever a história. Elzio Borges Leal, proprietário de uma das primeiras drogarias da cidade, conta que fica emocionado em acompanhar o progresso da cidade. Um pouco da história dele e da família está em exposição no Museu que recebeu várias peças e objetos usados Farmácia desde a década de 50.
Também pioneiros de Rondonópolis a educadora Arolda Duetti e o poeta Calé Marien também participaram da reinauguração do Museu e dizem estar agradecidos com a ação da Prefeitura e manter viva a história desta que já foi considerada a rainha do algodão.
O prefeito Adilton Sachetti acredita que a cultura popular deve ser preservada e sem essa reforma o Museu poderia ficar inutilizável. Sachetti afirma que esse é um investimento pequeno pelo tamanho da obra, mas que tem um valor muito grande, pois é ali que os fatos históricos da cidade ficarão guardados para as próximas gerações. “O povo que não tem o registro do passado não terá futuro” comentou o prefeito que chamou a comunidade para visitar o Museu e saber mais sobre Rondonópolis.
O Rosa Bororo apresenta o acervo de famílias pioneiras e acervo político e cultural de Rondonópolis.
Secom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo