Curso gera emprego e renda para mais 50 pessoas
Com o objetivo de qualificar pessoas para trabalhar no acompanhamento de festas e shows, e auxiliar nas ações da polícia militar, a Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis realizou nesta quarta-feira (16), a formatura de mais uma turma do Curso de Capacitação para Fiscais de Eventos. A solenidade aconteceu na sede da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb), e contou com a presença do tenente-coronel, Pery Taborelli, comandante do 5º BPM.
Taborelli explicou que o curso é uma iniciativa da PM com o apoio do Poder Público e da sociedade civil organizada. “Os fiscais vão ficar nas portarias para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores e transitar entre as pessoas que participam das festas”, disse.
O comandante ressaltou que é a primeira vez que o plano de trabalho vai ser feito em Rondonópolis. “Diversas cidades do Estado de Mato Grosso já desenvolvem o projeto. É uma maneira de proporcionar segurança para quem quer diversão”, conclui.
Promotores de Justiça, professores, presidentes de conselhos municipais, soldados do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar ministraram as aulas que tiveram duração de 55 horas, divididas eu duas semanas. A turma com 50 pessoas recebeu orientações de direito penal, direito trabalhista e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de noções de defesa pessoal e primeiros socorros.
A gerente do Departamento de Políticas de Trabalho, Valéria Bevilacqua, conta que no primeiro momento foram 150 formandos, divididos em três turmas. “Este é o quarto grupo com mais 50 fiscais preparados para o mercado de trabalho”, fala. Ela argumenta que a capacitação gera emprego e renda. “Todos os alunos que passaram pelo curso já trabalharam em algum evento e outros estão efetivos em empresas de segurança”, enfatiza
A vice-prefeita, Marilia Salles, parabenizou a iniciativa e a união entre Polícia Militar e Secretaria de Promoção e Assistência Social. “A segurança da população é uma preocupação do prefeito José Carlos do Pátio. A qualificação feita por esta parceria vai favorecer a cidade e aqueles que garantem emprego e renda”, fala.
Dejane Aparecida dos Santos, uma das coordenadoras do curso, ressalta que no próximo sábado (26), vai iniciar as aulas para mais um grupo de 60 pessoas. “A procura por estes novos profissionais é frequente. Além da nova turma, vamos iniciar as inscrições para mais uma equipe participar da capacitação”, explica.
O motorista Marciso Moreira conta que trabalha como segurança há 15 anos. “Aprender nunca é demais. Participei das aulas para promover a minha qualificação profissional”, disse. A agente de saúde, Hildete Oliveira agradeceu a iniciativa do Poder Público. “Já sou fiscal de eventos há sete anos. Mas a capacitação desenvolvida pela atual administração proporcionou a todos nós a oportunidade de crescer profissionalmente. E o mais importante é que não pagamos nada por isso”, conclui.
A formatura reuniu além da equipe do Departamento de Políticas do Trabalho, a secretária de Receita, Regina Celi Marques Ribeiro e familiares
Ascom