Profissional explica o que fazer para manter a saúde dos dentes e da boca

Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, usar fio dental. Essas são algumas das recomendações que todos já sabem quando o assunto é a saúde bucal. No Dia Mundial da Saúde Bucal, a profissional odontóloga Carla Kruger explica o que pode ser feito para garantir que os dentes e a boca como um todo estejam saudáveis.

Apesar de ser algo recorrente, escovar os dentes não é tão simples e está no topo de erros quando o assunto é a saúde bucal. "Todas as faces dos dentes devem ser escovadas em todos os dentes. Para isso, o ideal é a utilização de escova de dentes pequena com cerdas macias. Outro erro é não passar o fio dental em todos os dentes ou passar de forma incorreta. O fio dental é um complemento à escovação. Ele vai limpar entre os dentes, onde a escova não alcança", explica a professora do curso de Odontologia da Estácio. 

Carla explica, ainda, que também é importante estar sempre atento a qualquer alteração em relação a coloração dos tecidos bucais, sangramentos, nódulos ou dor na cavidade bucal. "Se for observado qualquer alteração que persista por mais de 15 dias, deve-se procurar  um profissional odontólogo para uma avaliação", orienta.

Para quem acha que os cuidados com a saúde bucal só devem começar após os primeiros dentes nascerem, a professora da Estácio explica que não. O acompanhamento deve começar nos primeiros meses de vida.

"O ideal é que o acompanhamento odontológico inicie logo nos primeiros meses de vida. O profissional odontólogo irá orientar os pais dos cuidados necessários nesta fase, porque nas gengivas do bebê acumulam-se resíduos de leite. Portanto, precisam ser higienizadas cuidadosamente com uma gaze umedecida. Quando surgem os primeiros dentinhos, é importante que esse acompanhamento seja feito de 3 em 3 meses, pois neste período a criança começa a introdução alimentar, aumentando ainda mais as chances de desenvolver a doença cárie ainda na primeira infância", afirma.

Fonte: Da Assessoria 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo