30.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Parlamentares também querem decreto que regulamenta o adicional de fronteira e recursos para a criação de Centro de Eventos do Agronegócio

Atendendo pedido do senador José Medeiros (Pode-MT), o presidente Michel Temer recebeu no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (09.10), os parlamentares da bancada do estado de Mato Grosso para tratar da conclusão das obras da BR-163 e da BR-242. A pauta do encontro também girou em torno da regulamentação do adicional de fronteira e a criação de um Centro de Eventos do Agronegócio, em Cuiabá.
Sobre a BR 163, Medeiros cobrou avanços para a duplicação da rodovia. “Nossa luta é para que essa estrada possa ser concluída. Esse é o sonho de todo mato-grossense. Estamos esperançosos porque o presidente está sensível a este nosso pedido e vai destravar essa questão com o BNDES”, destacou. Quanto à BR-242, ele disse que houve reclamação contra a presidente do Ibama, Suely Araújo. “A impressão é a de que estão sempre procurando algo para barrar a obra. Então, o presidente se comprometeu a pedir prioridade para esta obra e a chamar o ministro Sarney Filho para resolver estes gargalos”, afirmou.
Durante a audiência com o presidente, os deputados e senadores aproveitaram para pedir a expedição do decreto com a regulamentação da Lei nº 12.855/2013, que determina o pagamento de indenização para servidores públicos federais em regiões de fronteira. “Mato Grosso está com dificuldade de fixar servidores federais. Tem esta lei que contempla nosso Estado. Precisamos de regulamentação e, por isso, pedi a assinatura ao presidente”.
A indenização será concedida ao servidor público federal em exercício de atividade nas delegacias e postos do Departamento de Polícia Federal (DPF) e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e em unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MPE) situados em localidades estratégicas, vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços.
Agronegócio – Outra demanda apresentada pela bancada mato-grossense foi a destinação de recursos para construção de um centro de eventos do agronegócio em Cuiabá. “Será um local para capacitação de mão de obra do agronegócio e exposição de palestras e de máquinas. Será nos moldes da Agrishow em São Paulo. Mato Grosso não tem um local a altura do que representa para o agronegócio brasileiro. O presidente pediu para encaminhar esta demanda a vários ministérios para buscar dinheiro para construção”, disse Medeiros.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO