Uma das maiores preocupações da Comissão Organizadora da 44ª Exposul – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso, é a segurança. Para tanto foi realizada, esta semana, reunião envolvendo a diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis, representantes de todos os organismos de Segurança Pública da cidade e da empresa, contratada pelo Sindicato, para prestar serviços de segurança particular nos dias do evento.
A Exposul acontece de 08 a 13 de agosto, sendo que nos dias 08,09 e 10 acontecerá a II Vitrine Agropec e, nos dia 11, 12 e 13, o evento popular com shows nacionais, rodeio, Exposul Premiada, com sorteio de três veículos zero Km, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.
O esquema de segurança no Parque será reforçado. Mais de 100 câmeras serão distribuídas em pontos estratégicos do parque, captando imagens de vários ângulos, com monitoramento em tempo real. O evento contará também com o apoio das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros e equipes do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. As entradas serão guarnecidas com detectores de metais e, vistoria pessoal, para garantir a tranquilidade e segurança no acesso e permanência de todos no Parque. Cerca de 200 agentes de segurança particulares irão monitorar o parque e os estacionamentos sob responsabilidade do Sindicato.
De acordo com o Major Clévison Pinheiro Miranda, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, serão mais de 100 PMs no policiamento das áreas, interna e externa, do Parque. Como no ano passado, será montada a POE – Plataforma de Observação Elevada na entrada da Arena de Rodeios. “Este é um recurso que nos possibilita um ângulo maior de visibilidade e com isso a possibilidade de agir, de forma mais imediata, no controle de tumultos e conflitos”, destacou o comandante. Também serão realizadas blitzes, coordenadas pela Polícia Militar na MT 270, nos dias 08, 10, 12 e 13, no trecho entre a rotatória da UFMT e a entrada do Parque. Este trabalho faz parte da ‘Operação Lei Seca’ que vai contar com o apoio de agentes da Polícia Judiciária Civil.
O Corpo de Bombeiros que irá atuar com uma equipe diária formada por 08 militares, disponibilizará a Escada Elevatória Magirus, posicionada em ponto estratégico do Parque. “Além do verdadeiro propósito da escada que é garantir maior qualidade e agilidade ao atendimento, ela se torna uma atração para as crianças e, até mesmo para adultos, que gostam de ver o mundo lá de cima”, brincou o comandante do 3º BPM, Ten. Cel. Francenildo Barbosa.
A Polícia Judiciária Civil, por sua vez, trará para o Parque durante a Exposul, a Delegacia Móvel de forma a oferecer um atendimento mais ágil e dinâmico, no caso de possíveis incidentes. Trata-se de um ônibus que viabilizará o registro de Boletim de Ocorrência – B.O, além de eventuais detenções, na medida em que o veículo é dotado de celas.
O trânsito, outro motivo de grande preocupação por parte da Comissão Organizadora da Exposul, por conta dos enormes congestionamentos que se formam na MT 270, será monitorado por agentes da Setrat- Secretária Municipal de Trânsito (amarelinhos) que, ano a ano, trabalham em parceria com a equipe do Sindicato para garantir a segurança na chegada e saída dos visitantes e expositores.
“Promover uma das maiores feiras do agronegócio do País não é tarefa fácil, porém, trabalhamos com a convicção de que estamos fazendo sempre o melhor para a nossa comunidade. É o que prezamos muito mais que o lucro, Para nós é importante assegurar que os visitantes, expositores e, demais envolvidos na festa, tenham a certeza de estar em local seguro e confortável”, enfatizou o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o Chico da Paulicéia.
Noticias MT