Para reduzir os impactos da energia na produção industrial, empresários de Cuiabá e do interior participaram do curso ‘Como reduzir o custo da energia elétrica?’, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), nesta terça-feira (13/12).
“Quero aumentar a rentabilidade da empresa reduzindo os gastos”, declarou o empresário e presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte), Claudinei de Melo Freitas. Hoje, os custos em energia da empresa dele, instalada em Nova Maringá, são de aproximadamente de 3%. “Parece pouco, mas é um valor impactante”, complementa.
Quem também participou do evento foi o gerente de manutenção de uma termelétrica, em Cuiabá, Anderson Mendes. “Percebi que não basta apenas entender da conta de energia. Para economizar, é preciso pensar em eficiência energética, como a troca de equipamentos”. Além dele, o curso contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre empresários e outros profissionais de diversas áreas da indústria.
Ofertado pela CNI, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), a capacitação foi ministrada pelo consultor e engenheiro eletricista Fábio Dias. Durante quatro horas, os empresários aprenderam algumas alternativas para reduzir custos com energia, a partir da revisão de condições de enquadramento tarifário, ajustes em quantidade de demanda contratada, geração no horário de ponta e ações de eficiência energética. Também foram discutidas a microgeração distribuída, por meio da utilização de energia solar fotovoltaica e a compra de energia no mercado livre, dentre outras possiblidades.
De acordo com Dias, os aumentos nas tarifas ocorridos especialmente em 2015, quando houve a revisão extraordinária para quase todo o país, oneram significativamente os custos de produção da indústria. “O impacto na competividade é direto, agravado pelo cenário de redução da atividade econômica. Isso tudo força o empresário a otimizar seus custos, incluindo a conta de energia elétrica”, disse.
O curso ‘Como reduzir o custo da energia elétrica’? integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).