Entre as novidades que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur-MT) irá expor no seu estande na Feira das Américas, da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) 2008, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), de 22 a 24 de outubro, está um totem exclusivo com um microcomputador onde, na página www.votepantanal.com.br , os visitantes poderão votar no Pantanal como uma das sete maravilhas naturais da humanidade. Ele estará instalado na área do bioma Pantanal, ao lado das áreas dos biomas; Cerrado e Floresta Amazônica, que compõem a exposição do Estado dos três biomas, no estande da Feira das Américas – ABAV 2008.
De acordo com o secretário estadual de Turismo, Yuri Bastos Jorge, a proposta é mobilizar a sociedade para assumir a campanha, promovida pelo site www.new7wonders.com, que recolhe votos das 277 candidatas a serem consideradas maravilhas naturais do planeta. A votação ocorre em fases. Até o dia 31 de dezembro deste ano, as 77 mais votadas serão escolhidas para uma avaliação de uma comissão julgadora, onde 21 delas deverão voltar a passar por votação popular e daí sete delas serão escolhidas como as maravilhas naturais mundiais.
“Para facilitar a votação, estamos desenvolvendo um site em Português, já que o site promotor da campanha é de uma fundação suíça e contém textos em inglês. Este site, o www.votepanatanal.com.br, recolherá os votos e como está lincado ao site original, simultaneamente esses votos serão computados no site promotor”, explicou Yuri.
O secretário informou que a candidatura do Parque Nacional do Pantanal é conjunta, do Brasil, da Bolívia e do Paraguai, países que também estão realizando campanhas de mobilização. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, algumas entidades, empresas e órgãos governamentais já estão organizados numa espécie de comitê de apoio, entre eles participam; a Sedtur-MT, a Sema-MT, a TV Centro América, a própria administração do Parque Nacional do Pantanal, diversas Ongs e outras.
Em entrevista exclusiva à TV Centro América nesta sexta-feira (18.10), a ser veiculada no telejornal “Bom Dia Mato Grosso” desta semana, Yuri Bastos reforçou o objetivo da campanha mundial destacando que a organização com o concurso quer estimular a visitação desses locais para que as pessoas possam admirar e aprender a proteger o meio-ambiente, com a principal vantagem que é a divulgação gratuita e conseqüente aumento no fluxo de turistas e investimentos.
Ele informou que o Parque Nacional do Pantanal ocupa atualmente a 69ª posição entre os mais votados, ressaltando, porém, que ele não é o único candidato brasileiro. “O Brasil concorre também com outros cinco participantes: rio Amazonas, em 8º lugar (parceria com Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), Cataratas do Iguaçu em 18º (parceria com a Argentina), Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha na 27ª posição, Pão de Açúcar na 70ª e Monte Roraima. O site original divulga a lista duas vezes por dia, por isso, o ranking tem constantes alterações na classificação dos mais votados.
MATO GROSSO NA FEIRA DAS AMÉRICAS – ABAV 2008
A exemplo de outras edições da feira, o Estado de Mato Grosso participa ativamente desta 36ª Feira das Américas – ABAV 2008, mas diferente dos anos anteriores, no entanto, nesta edição o estande mato-grossense vai levar mais novidades para o evento.
De acordo com a superintendente de Eventos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur-MT), Vanessa Ulrich, que organizará a delegação liderada pela secretária estadual adjunta de Turismo, Vanice Marques, além da novidade do kit votação, Mato Grosso leva para o Rio de Janeiro também um pouco de sua culinária regional, no cantinho de degustações, onde os visitantes vão encontrar entre outras iguarias, a paçoca de pilão, a banana verde frita, a bala de banana, a castanha de cumbaru (fruto típico do Cerrado mato-grossense semelhante ao amendoim), os licores “Esquenta Xeréca” e “Canjinjim” (bebidas originárias das comunidades quilombolas da região Noroeste do Estado), além de realizar sorteios de brindes.
A grande novidade deste ano fica por conta de um espaço no estande para que os visitantes da Feira das Américas possam votar no Pantanal como uma das sete maravilhas naturais do mundo. A Sedtur-MT também está mobilizada para esta votação organizada pelo site: www.new7wonders.com, onde os internautas entram e escolhem por votação, quais serão as sete maravilhas naturais do mundo. E o Pantanal mato-grossense está na disputa. Além da participação institucional, uma caravana de agentes e operadores de viagem e representantes de outros segmentos do Trade Turístico de Mato Grosso deve engrossar a delegação.
Único Estado brasileiro que possui em seu território três biomas (Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica), Mato Grosso se apresenta na ABAV com um estande de 90 metros quadrados, tendo como cenário totens ilustrados com características históricas, culturais e fotos das belezas naturais dessas regiões.
A Feira é conhecida como o melhor mais completo evento dirigido aos agentes de viagens do país, ela reúne todos os anos cerca de 700 expositores dos mais diversos segmentos do turismo Brasileiro e do exterior. Seu objetivo principal é o de proporcionar uma troca de conhecimentos entre os profissionais da área, aproximando fornecedores e parceiros, fortalecendo assim as relações comerciais no setor. Com isso, o evento busca oferecer expectativas de negócios para as agências de viagens e para a rede hoteleira.
De acordo com os organizadores, a Feira das Américas – ABAV 2008 deve superar as expectativas e atrair um número superior a 20 mil profissionais que terão a oportunidade ímpar de negociar com os expositores e as delegações estrangeiras que representam todos os setores da indústria do turismo nacional e internacional, incluindo: Órgãos Oficiais, Associações de Turismo, Empresas de Turismo, Companhias Aéreas, Operadoras de Turismo, Agências de Viagens, Operadoras de Cruzeiros Marítimos, Locadoras de Veículos, Hotéis, Companhias de Seguros, Sistemas de Informação e Empresas Jornalísticas.
Assessoria SEDITUR/MT