
Na cena I
Um grupo formado por ex-vereadores de Rondonópolis começa a se mobilizar para voltar ao cenário político em 2026 e não descarta a possibilidade de lançar um nome para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O grupo se reuniu para iniciar as discussões, apresentar propostas e debater estratégias para as eleições do próximo ano. Apesar de não oficializar candidaturas, o nome do ex-vereador Roni Magnani (PSB) surge como uma das opções para a disputa. Ele poderia deixar o PSB e migrar para o PRD para a disputa.

Na cena II
Roni Magnani, que optou por não concorrer à reeleição na Câmara de Rondonópolis em 2020, tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022 e ficou com a primeira suplência do PSB, obtendo expressivos 20.928 votos.Além de Magnani, a reunião contou com a presença de outros políticos experientes. O ex-vereador Adonias Fernandes (MDB), que soma cinco mandatos na Câmara de Rondonópolis e atualmente é o primeiro suplente do MDB, também participou do encontro. Os ex-vereadores Jonas Rodrigues (MDB) e Ozeias Reis (União Brasil), que tentaram a reeleição em 2022 e ficaram como suplentes, marcaram presença nas discussões.

Na cena III
Outro nome de destaque na reunião foi a ex-vereadora Marildes Ferreira (PSB), que presidiu a Comissão de Saúde durante seu mandato na Câmara Municipal. Também participaram do encontro os ex-vereadores Batista da Coder (PSB), Roni Cardoso (União Brasil), Dr. Jonas (MDB) e Dico (PSB), reforçando a articulação para fortalecer o grupo político.

Na cena IV
Na cena também estáo ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro que também deve pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa e pode ser um
dos puxadores de voto do MDB com isso candidatos como Thiago Silva se não deixar a sigla, terão renovadas suas chances mesmo com o desgaste da derrota nas eleições municipais.

Na cena V
Outro nome que está entrando com força em cena do ano que vem, é o vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Schuh. Ele tem como trunfo caso seja candidato
o apoio do prefeito Cláudio Ferreira.
Paulo Schuh que sempre foi um dos escudeiros da direita inclusive com laços fortes até mesmo com Abílio
Brunini atual Prefeito da Capital.