Panorama Político ed: 931


De olho em 2026 – O empresário Neles Farias, o Neles da Operário Material de Construção, está mesmo com um projeto político pronto para as eleições do ano que vem. Ele deve ser candidato a deputado estadual e para concretizar o seu projeto ele sonha com a força da direita em Rondonópolis.

De olho em 2026 II – Neles, por outro lado, terá como um dos cabos eleitorais, o prefeito Cláudio Ferreira e ainda o ex-vereador Hélio Pichioni. Aliás, o rendimento de Neles nas urnas estará relacionado à aceitação do mandato de Cláudio que está apenas há 25 dias no Poder. Se Cláudio estiver bem avaliado, Neles passa a ter mais chances; do contrário não.

De olho em 2026 III – O grande adversário de Neles, nesta possível disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa, pode ser o deputado estadual Thiago Silva. O motivo é simples: ambos têm as mesmas origens na Igreja e na política. Por outro lado, os dois também são perto de setores do empresariado, onde Thiago conquistou apoio nas eleições para prefeito.

De olho em 2026 IV – Outro nome que vai dar trabalho tanto para Neles como para Thiago é o do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio, que está como diria a gíria, esquentando as turbinas para colocar o seu time em campo. Pátio trabalha para ser o mais votado na cidade. Aposta na sua grande popularidade e realizações das suas gestões como prefeito da cidade.

De olho em 2026 V – Caso consiga ser o mais votado, ele estaria habilitado para o confronto com o prefeito Cláudio Ferreira em 2028. Neste caso seria teoricamente o desempate: pois em 2020, Pátio venceu Cláudio, em 2024; apensar de Pátio não ser candidato, ele lançou Paulo José Correia e acabou dando Cláudio, ou seja, o jogo está 1 a 1 e quem vencer em 2028 passa a frente.
Fonte: Da redação