PANORAMA POLÍTICO

Panorama Político ED: 926

Com moral – O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini
(PL), anunciou ontem, por meio de sua conta no Instagram, o nome do presidente regional do Partido Liberal (PL), Ananias Filho, como futuro secretário de Governo de sua gestão. A escolha marca a chegada de um político com vasta experiência e forte ligação com a cidade de Rondonópolis. Ananias Filho, natural de Rondonópolis, construiu uma sólida trajetória política na cidade.

Com moral II – Ele foi vereador por três mandatos, chegando a ocupar a presidência da Câmara Municipal. Em 2012, assumiu o cargo de prefeito de forma indireta, exercendo o mandato por nove meses. Além disso, Ananias também atuou
como secretário de Estado de Esportes, ampliando sua atuação na política estadual.
A ligação de Ananias com a política é herança familiar. Ele é filho de Ananias Martins, conhecido como “Velho Guerreiro”, que foi um importante líder político em Rondonópolis. O pai de Ananias exerceu quatro mandatos como vereador e também presidiu a Câmara Municipal.

Sem moral I – Por outro lado, a cidade de Rondonópolis, pelo menos no primeiro escalão anda sem prestígio, junto ao governador Mauro Mendes. Um levantamento feito por essa coluna mostra que não há rondonopolitanos no comando de secretarias.

Sem moral II – No entanto, nas gestões que antecederam Mauro, a cidade teve destaque: Silval Barbosa e Blairo Maggi tiveram rondonopolitanos em seus governos e no comando de secretarias importantes. Para se ter uma ideia, a ex-primeira-dama Ana Carla Borges Leal Muniz, foi secretaria de educação na primeira gestão de Maggi. Outros nomes como Geraldo De Vitto, Valdir Teis também tiveram cargos de destaques na gestão.

Preparado – O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Rodrigo Lugli, conhecido como Rodrigo da Zaeli, vive a expectativa de assumir, em janeiro de 2024, uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele reforçará a representatividade de Rondonópolis no Congresso Nacional, que já conta com o deputado federal José Medeiros (PL) e o senador Wellington Fagundes (PL).

Preparado II – Rodrigo ocupará a vaga de Abílio Brunini, atual deputado federal e prefeito eleito de Cuiabá, que renunciará ao mandato para assumir a administração da capital de Mato Grosso em 2025. Enquanto aguarda a posse, Rodrigo tem intensificado sua presença em Brasília, participando de reuniões de comissões, sessões plenárias e encontros da bancada de Mato Grosso. O objetivo é se familiarizar com a rotina e as regras da Câmara Federal, além de estabelecer conexões com parlamentares e líderes políticos.

Fonte: Da redação

Artigos relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria sua opinião, por favor, comentex