POLÍTICA

Vice-prefeito retoma discussão sobre implantação de núcleo da Unemat em Rondonópolis

O vice-prefeito Rogério Salles retomou nesta terça-feira (3) a discussão sobre a proposta de implantação de um núcleo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat em Rondonópolis. O assunto foi discutido em reunião com a reitora Ana Maria DI Renzo e representantes da Unemat em Alto Araguaia, no gabinete principal do Palácio da Cidadania. A ideia inicial é implantar o curso de Letras no período noturno.

Ana Maria Renzo explicou que a proposta pode se tornar possível com a divisão de tarefas entre a instituição e a administração municipal. A sugestão é que a Unemat assuma a responsabilidade pelo curso e a folha de pagamento dos professores e a prefeitura ofereça a estrutura necessária para a oferta de 40 vagas do curso diferenciado com inglês e espanhol. Esta proposta deve ser submetida aos conselhos da Unemat para aprovação.

A expectativa é conseguir avançar no projeto e realizar o primeiro vestibular ainda neste ano. Rogério Salles defende que é importante conseguir trazer a Unemat para a cidade. Mas, avalia que é necessário fazer um planejamento e conseguir atrair recursos de emendas parlamentares para custear a iniciativa que pode ser ampliada com outros cursos no futuro. “Não se pode criar despesas sem a necessária previsão de receita”, observa.

Rogério Salles assumiu o compromisso de promover a análise da proposta e submetê-la ao prefeito Percival Muniz e também à Câmara de Vereadores, para que se chegue a um consenso sobre a decisão da implantação ou não do núcleo da Unemat no município. “Precisamos analisar e quantificar quanto representa, mensalmente, ter o núcleo em Rondonópolis”, avalia.

Os representantes da Unemat voltam a se reunir com os gestores municipais depois de feitas as análises e avaliação dos conselhos competentes. A reunião contou também com a participação do vereador Thiago Silva que é defensor da implantação da Unemat na cidade polo da região Sul do Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo