32.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, outubro 10, 2024

Panorama Político – 15-09-2019

Beto a caminho do PTB

O vereador Beto do Amendoim pode mesmo deixar o PSL e migrar para o PTB, partido que tem como principal articulador político, Valdemir Castilho, o Biliu. A mudança de partido de Beto está relacionada ao prefeito Zé do Pátio, o vereador quer estar em um partido que no processo eleitoral do ano que vem esteja aliado ao atual gestor. O PSL, atual partido de Beto, tem batido forte na tecla que candidatura própria ou em apoiar adversários do prefeito. A sigla do presidente Bolsonaro aposta no empresário Michel Pagno, ou em uma composição envolvendo o Podemos e PSDB. Por outro lado, caso não abra uma janela para troca de partidos, a tendência é Beto ficar mesmo PSL, pois ele não quer correr risco de perder o atual mandato por infidelidade partidária.

Grupo pretende lançar chapa forte

Além de Beto do Amendoim que está a caminho do PTB, o comandante da sigla em Rondonópolis, Valdemir Castilho, o Biliu, aposta em outros nomes para fortalecer a chapa para o legislativo. Os vereadores João Mototaxi, Elton Mazetti e Silvio Negri devem aderir o projeto de Biliu, que ainda deve contar com o médico e ex-vereador Diassis Tobias e o ex-comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Odair Moura.

Novo PT

Nas mãos do advogado Wendell Girotto, o PT trabalha para voltar a ter representatividade na Câmara Municipal. A sigla que tradicionalmente tem representantes na Câmara está sem vereadores na atual legislatura, em razão de Mauro Campos, não ter se elegido nas eleições de 2016. Para 2020, Girotto apoia em chapa completa para a Câmara e com muitas candidatas mulheres. Além de Mauro, o advogado Junião Mendonça e o médico Kleber Amorim, podem ser os puxadores de votos. A sigla também não descarta ter candidato próprio no ano que vem, apesar de uma ala do partido defender a união ao grupo do Zé do Pátio.

Reclamação

Os vereadores do PSDB de Rondonópolis estão reclamando de uma espécie de retaliação em razão ao projeto apresentado pela bancada do partido sobre a possibilidade de redução no número de parlamentares. O vereador Rodrigo da Zaeli chegou a dizer na reunião da ordem do dia que nem requerimento os tucanos estão conseguindo aprovar no parlamento municipal.

Estaleiro

O vereador Jailton Dantas, o Jailton dos Pesque Pague, deve ficar ao menos 15 dias afastado da Câmara de Vereadores. Ele está na capital do Estado onde passou por um procedimento cirúrgico no coração. O vereador deve voltar à Câmara no dia 25 de setembro.

No Solidariedade

O destino do vereador Roni Magnani, que está filiado ao PP pode ser o Solidariedade. Roni ainda não confirma a ida para o partido do prefeito Zé do Pátio, pois está sendo sondado por outras siglas. Ele somente deve tomar a decisão final no último prazo para anúncio de filiações partidárias. Mas tudo leva crer que o destino será o partido do prefeito, principalmente em razão das defesas que está fazendo de Pátio na Câmara. O posicionamento de Roni tem causado ciumeira entre membros do partido.

Puxão de orelha

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) que preside a Assembleia Legislativa vai fazer doer no bolso dos deputados às faltas em sessões. Botelho já começou a cortar os valores das verbas indenizatórias dos faltosos. Ele determinou o corte da verba indenizatória de R$ 65 mil do deputado Xuxu Dal Molin (PSC) que ignorou o alerta de Botelho na semana passada e não compareceu à sessão ordinária da última terça-feira (9).

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO