27.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, outubro 11, 2024

Panorama Político 13-10-2019

Delação do fim de Mundo

""O ex-deputado José Riva negou que tenha feito delação ao Ministério Público Estadual (MPE). Durante a semana uma lista com mais de 50 nomes que teriam sido beneficiados por um grande esquema de propinas foi divulgada. Entre os citados estão praticamente todos os deputados, com honrosas exceções exerceram mandatos no período em que Riva foi presidente e primeiro secretário da Assembleia Legislativa por quase 20 anos. No entanto, além de negar a delação, Riva garante que não teria feito esse documento. 

Ileso

""Em meio aos nomes que aparecem na delação que  Riva nega ter feito, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (SD) que foi deputado no período em que os crimes teriam ocorridos saiu ileso. Pátio não aparece, em nenhum momento, na delação e não há qualquer documento em que o nome do prefeito aparece como recebedor de propina. Isso prova que não era atoa que Pátio era um deputado exemplar, ativo e de muita personalidade em seus questionamentos.  Na delação de Silval Barbosa, Pátio também não aparece e essa sim, foi oficializada. 

Proximidade

""O deputado José Medeiros (Podemos) está trabalhando forte nos bastidores para virar uma das alternativas para a disputa do processo eleitoral do ano que vem. Medeiros, inclusive, tem conversado com aliados do prefeito Zé Carlos do Pátio como é o caso de Milton Mutum que é o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Município. Medeiros é apontado como um dos nomes fortes do governo Bolsonaro.

Apoio

""O presidente regional do MDB, o deputado federal Carlos Bezerra, está aos poucos se aproximando do prefeito Zé Carlos do Pátio. Bezerra chegou a conversar com o prefeito há cerca de 20 dias e disse da importância de ambos estarem no mesmo grupo para a disputa do ano que vem. Essa conversa é uma sinalização que caso o MDB fique com Pátio, o vice poderá ser da sigla e o nome mais cotado é do presidente da Câmara, Cláudio da Farmácia.  

Sem cargos

""Por falar em presidente da Câmara, o ele esteve dando entrevista ao advogado Carlos Vanzeli na rádio Antena 1 sobre o MDB. Claudio explicou que é partidário, e caso o partido resolva lançar candidato terá o apoio dele, mas deixou claro que se essa for realmente a opção da sigla, o certo seria entregar os cargos que tem dentro da gestão e sair do governo Zé do Pátio. 

O MDB tem como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Thiago Silva.

De volta à cena

"" A ex-deputada estadual e ex-vereadora Vilma Moreira dos Santos, a Professora Vilma, prepara o retorno à cena política local. Filiada ao PSB, Vilma deve ser candidata a vereadora nas eleições do ano que vem, depois de oito anos afastada da política local.

Ela foi vereadora eleita pela primeira vez em 2000 e reeleita em 2004. Entre os anos de 2000 a 2002, Vilma fez parte do bloco de oposição do então prefeito Percival Muniz.  No entanto, no ano de 2008, ela renunciou o mandato na Câmara para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Naquele ano, Vilma assumiu a cadeira do deputado Chico Galindo, que deixou a Assembleia para assumir o cargo de vice-prefeito de Cuiabá, na segunda gestão de Wilson Santos. Vilma foi a primeira mulher negra a assumir como deputada estadual e fez um mandato voltado à política social.

No processo eleitoral de 2010, Vilma tentou, sem sucesso, permanecer na AL, mas não conquistou o número de votos suficientes para conquistar uma das 24 cadeiras do parlamento de Mato Grosso.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO