POLÍTICA

Crianças de projeto social ajudam na luta contra as drogas

FONTE: PRIMEIRA HORA COM ASSESSORIA
Até o próximo fim de semana várias ações estão sendo desenvolvidas em Rondonópolis com o propósito de chamar a atenção da comunidade sobre os riscos das drogas. De acordo com pesquisas da ONU, Organização das Nações Unidas, cerca de 243 milhões de pessoas com idade entre 15 e 64 anos já usaram algum tipo de droga ilícita. Ou seja, cerca de 5% da população mundial.

Os números mostram ainda que um em cada duzentos pacientes é problemático, o que representa 0,6% da população adulta do planeta. Por isso, todos os anos milhares de pessoas saem às ruas e promovem atividades na tentativa de conscientizar sobre esse perigo que destrói famílias no país inteiro e principalmente em Rondonópolis, já que o município fica num entroncamento de duas principais rodovias que servem de rota para traficantes.

Este ano 270 alunos de 8 polos do Projeto Arte Suave-Caminhos da Sabedoria participam do evento realizado pelo Proerd ( Programa Educacional de Resistência às Drogas) em parceria com a Pastoral da Sobriedade). A programação começou na segunda-feira com uma caminhada e pit stop na praça Brasil. Numa blitz educativa, os alunos trataram do tema “controle ao alcoolismo e combate ao fumo”.

De acordo com Matheus Garcias, de 16 anos, a droga pode atingir qualquer família, independente da classe social. “Por isso faço questão de vestir a camisa nesta luta”, afirmou.

O coordenador do projeto social, Paulo César Venâncio, que é patrocinado pela Petrobrás desde o ano passado em Rondonópolis, diz que a principal meta do Arte Suave não é apenas ensinar as crianças a praticar o jiu-jtsu de graça, mas sim reforçar a educação preventiva. “Hoje realizamos palestras relacionadas a esse tema em todos os polos. Com apoio pedagógico e de vários profissionais, levamos dança, teatro com assuntos também pertinentes. Justamente porque o caminho é esse, de proteger as crianças e os adolescentes que até então ficavam ociosos”, disse.

Para o domingo, os alunos do Arte Suave se preparam para participar do tradicional passeio ciclístico com o tema “Vida Sim/Drogas Não”, que será realizado pela Pastoral da Sobriedade. Ainda de acordo com o coordenador do Arte Suave, os beneficiados pelo projeto da Petrobrás estão apresentando em escolas públicas da cidade a peça de teatro “Abaixo à Poluição”.

“A pedagoga Eliane Amorim é a responsável por fazer o contato com as instituições onde estão matriculados os nossos alunos. Aquelas que tiverem interesse podem ligar no telefone (66) 9976-8832. Já as Associações de Bairros que quiserem receber um polo do projeto, também podem entrar em contato pelo telefone (66) 9613- 2101, já que temos vagas disponíveis ainda. O que queremos é aproveitar o incentivo da Petrobrás e tirar muitos adolescentes das ruas. Mostrar a eles novos caminhos, sem drogas. E pra isso, contamos com o que há de melhor: apoio ao esporte, educação e cidadania”, concluiu Venâncio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo