Os pacientes renais de Rondonópolis agora terão um transporte confortável e com mais segurança para irem de casa ao Centro de Nefrologia e vice-versa. Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou ao centro de tratamento de pacientes renais uma Van nova para o transporte dos mesmos. Pacientes comemoraram a nova aquisição da Saúde e vêm na Van uma forma de estarem mais seguros para a realização do tratamento.
Serão beneficiados, com o novo veículo, 112 pacientes do Centro de Nefrologia e outros aproximadamente 100 que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS na Pronefro. O Centro de Nefrologia atende pacientes de toda a região, mas a maioria deles é de Rondonópolis e necessita do transporte.
Para Elien Gomes da Silva, que é mãe de Ludmila Pereira, 23 anos, que faz hemodiálise no Centro de Nefrologia, a nova Van vai mudar a realidade de muitos pacientes, que às vezes saem da sessão de hemodiálise e vão direto para o ponto de ônibus. “Essa é uma luta antiga nossa que agora está sendo concretizada e vai melhorar muito a vida de quem precisa deste tratamento”.
O gerente de Divisão do Centro de Nefrologia, Marcílio Francisco de Souza, explica que, com a nova Van, os pacientes poderão ser transportados de casa para realizar o tratamento e depois voltar para casa em segurança e conforto.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, que entregou oficialmente a Van recém-comprada, Marildes Ferreira, os pacientes terão um transporte com mais qualidade, conforto e humanização. “Conseguimos recuperar um emenda que estava a fundo perdido do prefeito Percival Muniz, de quando ele era deputado estadual, fizemos o projeto e conseguimos adquirir a Van por R$ 110 mil”, ressaltou.
Quem também comemorou a compra da nova Van para o Centro de Nefrologia foi o presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados de Rondonópolis – Aeprtr, Pedro Marques. “Essa foi uma luta nossa que vinha já de mais de quatro anos e conseguir é muito importante para todos os pacientes. É uma vitória que dará mais conforto àqueles que fazem tratamento renal”.
A Van transportará os pacientes que estão menos debilitados, porque os que são acamados ou estão mais fracos em função da doença renal serão transportados para casa de ambulância.
Também esteve presente na entrega da Van, o secretário Municipal de Governo, Eduardo Duarte.