P Á S C O A
Em sua etimologia, a palavra páscoa, de origem hebraica, (passac)h significa passagem .
A “passagem”, no caso, tem dois sentidos: o primeiro cronológico que se refere às festividades pagãs que celebravam a transição do inverno para a primavera (21 de março) que para nós, do hemisfério sul, coincide com a passagem do verão para o outono.
O segundo significado de conotação religiosa, para judaísmo, lembra a liberdade do povo judeu – a passagem – da escravatura egípcia para a terra prometida que,teria ocorrido, exatamente nessa época, segundo a tradição judaica.
. Para as religiões cristãs a Páscoa é a festividade que recorda a ressurreição de Jesus Cristo e celebrada como a mais importante festa religiosa da cristandade.
A festa pascal já era comemorada pelo povo judeu, à época do peregrinar terreno de Cristo cujos eventos da sua paixão morte e ressurreição, são situados, cronologicamente, pelo Evangelho de João (c.19 v.1) coincidentemente com as comemorações judaicas.
.A última ceia de Jesus Cristo e seus discípulos narrada nos Evangelhos é considerada um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica.
A Páscoa ´é também uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
Símbolos da Páscoa e seus significados:
O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. Na páscoa os cristãos renascem pela espiritualidade.
O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. Na celebração judaica, no entanto lembra o cordeiro que era imolado por ocasião da festividade pascal
O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo" Da redação: J.V.Rodrigues