Ouvidoria do SUS atua em defesa dos direitos dos usuários

As críticas, sugestões e dúvidas sobre qualquer assunto relacionado ao atendimento da saúde do município podem ser relatadas por meio da Ouvidoria Municipal do SUS. Criada para ser um canal de comunicação entre os usuários da rede de saúde e o município, a Ouvidoria está pronta para saber a opinião dos usuários, esclarecer alguma ocorrência e ainda auxiliar em alguma questão que não foi solucionada nas unidades.
De acordo com a ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde, Claudiane Martins da Silva, esta é uma ferramenta para o cidadão buscar os seus direitos enquanto usuário da rede municipal de saúde. “Qualquer questão que o paciente tenha em relação ao atendimento ou relacionamento com as unidades de atendimento podem e devem ser relatas. Assim poderemos melhorar o atendimento cada vez mais”, ressaltou.
A Ouvidoria recebe os pedidos e comunicados dos usuários por meio das urnas que ficam nos postos de saúde, ESFs e outras unidades e também pelo telefone 0800-6465100 em horário comercial, um número gratuito em que a população pode ligar, inclusive por chamadas originadas de telefone celular. O departamento, que também recebe os usuários pessoalmente, é um canal de entrada de informações para a gestão saber onde melhorar no setor.
Claudiane da Silva explicou que o município tem 20 dias para dar uma resposta para as solicitações dos usuários, mas o retorno está sendo feito com mais rapidez, ainda antes do prazo estipulado. A Ouvidoria está localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no jardim Santa Marta.