Processos administrativos no Procon geram quase R$ 3 milhões em multas para operadoras

Como parte das comemorações da semana do consumidor, o Procon de Rondonópolis anunciou na tarde desta segunda feira(10), o resultado de 400 processos administrativos referentes às reclamações de consumidores quanto aos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel, no período de 2009 a 2012.
Segundo o gestor do Procon, Juca Lemos, o setor da telefonia figura entre os primeiros no ranking de reclamações que são feitas no órgão de defesa do consumidor local.
“São 400 processos das quatro operadoras de telefonia que prestam serviço no Município, com um montante de R$ 2,8 mi, no período de quatro anos. A nossa intenção é desafogar as reclamações deste setor, que é volume muito grande de processos em andamentos”, comentou Juca Lemos.
Dentre os processos administrativos abertos pelo Procon,segundo o coordenador, destacam-se erros referentes ás cobranças indevidas,prestação de serviços sem qualidade e envio de fatura com valores errados.
“A orientação para os consumidores é para que sempre fiquem atentos, principalmente com relação aos números que compõe a fatura e com a qualidade da prestação do serviço, pois reflete diretamente no bolso do cidadão”, orientou Juca.
Em primeiro lugar neste primeiro levantamento de processos ficou a operadora Oi, com 231 processos e R$ 1.480.165,27 reais; em segundo no ranking de reclamações está a Claro S/A, com pouco mais de R$ 700 mil em multas e 100 processos; a Vivo S/A aparece em terceiro, com 69 processos administrativos e um montante de multas que chega a R$ 624.832,33. Já a operadora Tim os processos estão em fase final de conclusão.
A programação da semana do consumidor prossegue até sexta feira (14), onde está previsto um grande ato em defesa dos direitos dos consumidores, na praça Brasil, região central da cidade, principalmente para se protestar contra a má qualidade do serviço oferecidos pela telefonia móvel na cidade.O Dia Mundial do Consumidor é comemorado no sábado (15).