Bombeiros são reequipados, mas efetivo não irá aumentar

O 3º Batalhão de Bombeiros de Rondonópolis recebeu na manhã de quarta-feira (27) equipamentos diversos para salvamentos, no total de R$ 110 mil. O recurso é do governo estadual, que comprou novos equipamentos para as 17 corporações de Mato Grosso. A entrega foi realizada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Carlos Alexandre Rodrigues Coronel.
Com apenas 63 bombeiros no quadro do 3º Batalhão, o comandante-geral disse que por enquanto não haverá seleção para mais profissionais. Para ele, Rondonópolis ainda é um município privilegiado no Estado, por contar com um bom número de bombeiros. “Em Rondonópolis falta pouco efetivo, é uma cidade privilegiada. Mas estamos articulando junto ao governador Silval Barbosa para termos mais 1400 soldados até 2014”, destacou.
O coronel entende ainda que há necessidade de criação de batalhões de bombeiros regionais para atender município circunvizinhos. Ele citou o déficit desse serviço em cidades como Água Boa, Campo Novo do Parecis, Diamantino e no caminho entre Chapada dos Guimarães e Campo Verde. “A demanda existe”, concordou.
Segundo o comandante, apenas Tangará da Serra ainda não recebeu os equipamentos, que há três semanas estão sendo entregues. Rondonópolis recebeu capas, mangueiras, protetores auriculares, marretas, cantis, foices, rastéis, macacão para mergulho, coletes salva-vidas, bombas costais, coletes para mergulho, tesourão para resgate de vítimas em ferragens, luvas, botas, mochilas, sacos de dormir, compressor, cilindros de mergulho, flutuadores, capacetes de combate a incêndio e aparelho para resgate de animais.
Fonte:Olhar Direto (crédito foto:Dayane Pozzer)