24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Os poderes que falam

Briga entre poderes nunca é boa para qualquer governo. Na semana passada vimos bate-boca em público do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia.
De um lado, Maia reclamava que o presidente estava mais concentrado no Twitter (rede social da Internet) e não estaria governando o país da forma certa. Por outro lado, Bolsonaro explica que fica 20 minutos por dia na rede social e acha estranho a crítica, quando Maia disse que falta articulação.
Bolsonaro entende que a parte dele que é apresentar os projetos de reformas está sendo feita e cabe ao congresso também fazer a sua parte nesta questão sem a necessidade de uma articulação na Câmara.
O presidente que foi congressista durante décadas, entende que articulação com deputados cheira à velha política e que , desta forma, correria riscos de acabar em maus lençóis diante da Justiça.
Que a forma de fazer política mudou no Brasil mudou, mas é preciso sim articular, não à base do toma lá da cá, da troca de cargos, por exemplo. Mas, na base do convencimento, do argumento que este ou aquele projeto é bom para o país; o que não pode e não deve é ver os poderes trocarem farpas e acusações nos meios de comunicações e nas redes sociais.
Na realidade perder tempo em bate boca público acaba sendo algo improdutivo para o nosso país.
Os poderes devem sim, conversar entte si e até discutir internamente dentro do escopo dos projetos que estão em tramitação, fora disso toda e qualquer discussão pública ou interna torna-se improdutiva.
O que deve ser respeitado é que a independência entre os poderes deve ser mantida; ocorrendo isso já é um bom começo.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO