O desafio do prefeito eleito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, com toda a certeza, não vai ser dos menores. Administrar uma cidade do tamanho, com os problemas que Rondonópolis tem historicamente, não é fácil e não vai ser fácil.
No entanto, Cláudio tem algumas vantagens neste momento, uma delas é que ele vai estar Assessorado por uma verdadeira comissão de notáveis, que tem muita experiência, principalmente com resultados expressivos na iniciativa privada.
Desta forma, juntando o que deu certo na iniciativa privada, com que pode dar certo também no poder público, pois Cláudio já tem experiência pública como deputado estadual; a tendência é que ele faça um bom governo e que lute para ficar oito anos no poder.
O seu sucesso administrativo vai depender do estudo profundo de algumas questões. Cláudio vai ter que identificar o que deu errado ou o que está dando errado na gestão Zé do pátio e o que deu certo ou o que está dando certo na gestão do atual prefeito.
Corrigindo os erros de Zé do Pátio e mantendo os acertos do atual prefeito de Rondonópolis, a tendência é sucesso. Porém, a receita não é tão simples assim como nós estamos colocando. Pois, há muitos desafios pela frente, como, por exemplo, tornar a saúde de Rondonópolis o exemplo de excelência. Todos nós sabemos que Pátio tentou de tudo para resolver e terminar com os gargalos da saúde, algumas coisas deram certo, outras coisas deram errado. Mas, no frigir dos ovos, o atual prefeito, pelo menos na área de saúde, fracassou.
Mas temos também que lembrar de alguns acertos do atual gestor, como é o caso da educação. Está claro que nenhum prefeito na história de Rondonópolis fez tanto por esse setor, inclusive investindo e construindo novas escolas. Vai caber a Cláudio estruturar esses projetos educacionais e ainda manter o número elevado de crianças, dentro das salas de aula nas escolas municipais.
Cláudio também, com toda certeza, vai ter que dar continuidade. Nas creches de regime integral na cidade, pois é uma ideia que deu certo, mas necessita de um número maior de vagas para atender uma demanda crescente e constante de mães e pais que precisam colocar os seus filhos em suas creches.
O trânsito e o transporte público também vai ser um desafio. Este é outro setor onde o prefeito Zé Carlos do pátio investiu, mas ainda precisa fazer muito mais, é preciso, por exemplo,dar uma maior trafegabilidade às ruas de Rondonópolis e também dar uma sustentação econômica financeira para a autarquia do transporte coletivo. Pois é um serviço que dificilmente a iniciativa privada vai tentar assumir na cidade e, de toda forma, a bomba já caiu no colo do município.
Por outro lado, também é importante destacar que dentro do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, o Sanear, o novo prefeito vai ter pouco trabalho. Trata-se de um setores de melhor estruturação de Rondonópolis. Água, esgoto funcionam e atendem a toda a demanda da cidade. Falta de água, em Rondonópolis ocorre somente situações esporádicas ou problemas relacionados à natureza, como a falta de chuva por um grande período, onde a Areia a sujeira do Rio Vermelho acabam invadindo as bombas dos Sanear. No mais, é mais um trabalho de manutenção do que de construção.
No geral, muito já foi feito pelo atual gestor. Sabemos que Rondonópolis precisa de mais. Vai caber a Cláudio a ter a consciência e a ousadia de terminar o que deu certo e construir novidades para atender ainda melhor a população.
Fonte: Da Redação