GERAL

Órgãos públicos terão Programa para Compensação de Carbono

Mato Grosso poderá sofrer uma redução significativa na emissão dos gases do efeito estufa – GEE. Segue para sanção governamental, projeto de lei nº 687/2008 apresentado pelo deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM) que cria o Programa de Compensação de Carbono, cujo objetivo é a neutralização total ou parcial das emissões de dióxido de carbono (CO2) geradas pelas atividades dos órgãos integrantes da administração direta e indireta e dos demais poderes do estado.
A proposta regulamenta que, ao adquirirem veículos novos ou qualquer outro equipamento, seja priorizado aqueles com a menor emissão de CO2 possível em sua utilização.
Ainda de acordo com o projeto, as instituições terão prazo de um ano para realizar um inventário de suas emissões de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis e pelo uso de eletricidade.
“O aquecimento global é uma das maiores preocupações da atualidade. Relatórios apresentados pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima, da ONU, apontam que o modelo de sociedade que concebemos está provocando alterações significativas no clima do planeta, com conseqüências ainda imprevisíveis”, argumentou Dilceu.
O Programa de Compensação prevê a captação de recursos, que poderão vir através de doações de instituições, organizações ou entidades nacionais e internacionais, para implantação dos projetos de compensação das emissões de ‘gás carbônico’ gerados pelos órgãos público estadual, bem como capacitação de pessoal para operacionalização dos mesmos
Assessoria AL/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo