Sindicato do Comércio e Fecomércio realizam encontro com associados em Rondonópolis

Comerciantes de Rondonópolis vão contar com a Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac (Renalegis) no âmbito municipal nos próximos meses, conforme informação do superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Evaldo Silva.
O sistema, recém-lançado em âmbito estadual, em Cuiabá, serve para que o setor do comércio possa acompanhar diretamente todos os projetos de lei em tramitação no poder legislativo que seja de interesse do segmento. A informação foi repassada durante o evento promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (SINCOMROO), manhã de ontem (18/05), que levou diversos empresários ao auditório da CDL.
“Rondonópolis é a primeira cidade do interior onde estamos apresentando esse serviço para termos maior dinâmica junto aos poderes, em especial o Legislativo. De forma geral, toda vez que entrar um projeto de lei ou na Assembleia Legislativa ou Câmara de Vereadores, de interesse do setor, vamos ter via sistema e vamos conseguir nos posicionar, por exemplo, com uma nota técnica, seja um posicionamento favorável ou contrario, com argumentação mais detalhada. Hoje já há o acompanhamento legislativo no Senado e na Câmara dos Deputados, por meio da Confederação Nacional do Comércio, em breve vamos fazer a capacitação para que o Sindicato faça a implantação aqui, aí o empresário pode recorrer ao seu sindicato para ter acesso ao Renalergis”, explicou Evaldo Silva.
Segundo o presidente da Fecomércio, Hermes Martins da Cunha, essa é uma das medidas que a Federação tem adotado para aproximar ainda mais dos empresários. “Sempre estamos atentos às necessidades do empresariado e temos por obrigação apoiar os sindicatos que nos dão sustentação, que é o caso de Rondonópolis. Nossa ideia com essa vinda é justamente mostrar que estamos ampliando nossa atenção a eles, inclusive com o aumento de serviços a serem oferecidos”, disse o presidente.
Durante o evento, um destaque para a questão tributária. Para o assessor tributário da Fecomércio, o advogado Romero Marchezan, a busca pela reestruturação do sistema tributário, encabeçado pela Federação, é hoje um importante avanço para o setor e não apenas por causa do impacto da carga tributária sobre o empresariado.
O presidente do SINCOMROO, Almir Batista, avaliou como extremamente positiva a vinda dos representantes da Fecomércio. “Com o público presente mostramos como o empresariado está sedento por informações de qualidade e que impactam na nossa economia. Estamos animados com a chegada do Renalegis que, com certeza, vai nos manter ainda mais informados sobre o que acontece nas questões econômicas do país, estado e município”, afirmou Almir Batista.