Representantes da CNI elogiam as ações desenvolvidas em Mato Grosso para promover a Inovação

O consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Edson Ferman e a Analista de Desenvolvimento Empresarial da Diretoria de Inovação da CNI, Eliane Menezes, elogiaram as ações desenvolvidas ao longo de 2012 para fomentar a inovação nas empresas de Mato Grosso. O reconhecimento por esse trabalho, que é realizado desde 2011 pelo Núcleo de Inovação do Sistema Federação das Indústrias no Estado (Sistema Fiemt), ocorreu durante encontro que reuniu também representantes do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na última sexta-feira (08.02), na sede da Fiemt.
Durante a reunião, o representante da Fiemt no Projeto MEI junto à CNI e presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), Sílvio Rangel, mostrou as ações que foram realizadas no ano passado e apresentou o planejamento para 2013. O Cointec, que é responsável pela gestão do Núcleo de Inovação de MT, trabalhou para conhecer e dialogar com as empresas e parceiros interessados em desenvolver ações de inovação e promover uma troca de informações entre a iniciativa privada e instituições de ensino e pesquisa do Estado.
“Estou muito impressionada em ver a articulação de tantas instituições trabalhando juntas para a inovação, isso não é fácil. São vários atores importantes da inovação ao lado um do outro em busca de um objetivo comum”, analisa Eliane Menezes. Dentre as ações que foram realizadas pelo Conselho em 2012, destacam-se o Seminário ‘Como lucrar mais com a Inovação’ no mês de abril, o ‘Café da Manhã Diálogo e Inovação’ promovido em junho e em novembro, e a divulgação do projeto MEI entre agosto e outubro. Também foram feitas as divulgações do edital do prêmio Nacional de Inovação 2012 e do FINEP de Inovação 2012, a criação e difusão dos resumos da Lei Geral da Copa e promoção do debate para reformular a Lei Estadual de Inovação.
O consultor Fermann afirmou que toda a mobilização que a Fiemt tem realizado em prol da Inovação é positiva e está dentro do que a CNI deseja que seja executado. “É muito interessante esse trabalho porque criou uma ambiência. Cada um estava indo para um caminho, e agora estão todos andando abraçados. Isso mostra ao empresário que ele precisa se inovar, e para isso ele precisa dessas parcerias. E isso é o que a gente quer que aconteça”.
Fonte:Ass. FIEMT