Apesar da alta temperatura do final da campanha eleitoral, com os vereadores envolvidos em suas reeleições, a Câmara Municipal deu entrada no Projeto de Lei 204/2008, de autoria do Executivo, que trata do Orçamento de Rondonópolis para o ano de 2009, estimado em 383,1 milhões de Reais em suas receitas e despesas com a administração direta e indireta.
Importante destacar que esta é uma das principais ressalvas que se faz em relação ao orçamento futuro. Em caso de uma peça administrativa prevista para realização no ano vindouro e, que terá a aprovação do Legislativo ainda este ano, o orçamento municipal, por se tratar de ano eleitoral, não contará com os encaminhamentos, definições de prioridades e investimentos de ambos os candidatos a prefeito.
Com a eleição do candidato do PR e da coligação Compromisso e Desenvolvimento, a peça orçamentária fluirá de forma mais natural e articulada em seus encaminhamentos, definições de arrecadação e investimentos. Em caso de vitória do candidato do PMDB e da coligação Rondonópolis Para Todos, este terá pouca capacidade de manobra na execução do orçamento 2009, já que não definiu suas prioridades e nem contribuiu para sua redação e articulação.
O Presidente da Câmara, vereador Ananias Filho (PR) destacou, por ocasião do recebimento da peça orçamentária para início de tramitação na Casa, que logo após as eleições será definido pela Câmara o calendário de sessões especiais do Legislativo nos bairros de Rondonópolis, a ser realizado pela CFO Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo Vereador Mohamad Zaher (PR). Essas sessões terão como objetivo discutir o orçamento com a comunidade e receber contribuições populares ao documento político-administrativo, de forma a torná-lo mais democrático.