POLICIAL

Operação tenta prender gente do “tráfico pesado” de cocaina em MT

A Polícia Federal desencadeou na última quinta-feira, 8, a “Operação Araguaia”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de cocaína e maconha. Cerca de 100 policiais federais cumprem 25 Mandados de Prisão e 20 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, solicitados pela Polícia Federal. Além de Mato Grosso, a operação ocorre simultaneamente em Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
A investigação, realizada pela Delegacia de Polícia Federal em Barra do Garças, foi iniciada em junho de 2009 e descortinou um esquema de tráfico de pasta base de cocaína e de maconha em larga e profusa escala.
As substâncias entorpecentes eram fornecidas à organização criminosa por narcotraficantes bolivianos e paraguaios, que internavam a droga no território nacional com a utilização de aeronaves e caminhões. Uma vez no Brasil, as drogas eram redistribuídas com a utilização de caminhões e veículos de passeio, para traficantes dos Estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e do Distrito Federal,
onde eram comercializadas.
A última fase da ação era a “lavagem de dinheiro”, a fim de dissimular a origem e movimentação e dificultar o rastreio dos lucros obtidos com a comercialização pelos órgãos de fiscalização.
Os trabalhos investigativos resultaram na lavratura de 07 (sete) autos de prisão em flagrante delito, na apreensão de 421 kg (quatrocentos e vinte e um quilogramas) de cocaína, 1.995 kg (mil, novecentos e noventa e cinco quilogramas) de maconha, oito veículos, uma aeronave e de valores em moedas estrangeiras, o que evidencia o poder de lesividade do grupo.
Após interrogados, os presos serão encaminhados para a Penitenciária Central do Estado em Cuiabá/MT, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo