22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Olimpíadas Escolares 2012 recebem visitantes de 15 países

Representantes de quatro continentes vão desembarcar na capital mato-grossense para conhecer as Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria A – 15 a 17 anos. São membros de comitês olímpicos e entidades esportivas de 15 países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que desejam saber mais sobre a estrutura e a organização do maior evento esportivo estudantil brasileiro.

Este ano, os 204 países filiados ao COI foram convidados pelo COB para participar e, destes, 25 nações se interessaram. Como são 15 vagas, foram selecionados gestores que trabalham diretamente com o desporto escolar em seus países. “O projeto existe há quatro anos e o objetivo é mostrar como estamos organizando e entender também como eventos desse tipo são realizados nos outros países. É uma troca de conhecimento”, explica o diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, as proporções e os resultados das Olimpíadas Escolares Brasileiras chamam a atenção internacional. “Esse evento está entre os cinco maiores do mundo na modalidade e despertou o interesse de outros países. Em Cuiabá, vamos receber representantes de diferentes países, os quais vem conhecer a estrutura e o modelo brasileiro, organizado pelo COB”, completa Guaresqui.

A competição vai receber observadores internacionais da Alemanha, Argentina, Bangladesh, Camboja, Gambia, Grã-Bretanha, Haiti, Malaui, Moçambique, Paquistão, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Sérvia e Ucrânia. “Este programa possibilita uma experiência enriquecedora tanto para os observadores quanto para os organizadores das Olimpíadas Escolares. O objetivo é realizar um intenso intercâmbio de informações e trabalhar o esporte escolar como ferramenta de integração e inclusão social em todo mundo”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Os observadores chegam a capital mato-grossense a partir do dia 24 de novembro e permanecem até dia 1º de dezembro. A agenda dos visitantes estrangeiros será intensa com visitas às instalações esportivas e ao Centro de Convivência, participação em atividades culturais, incluindo a Cerimônia de Abertura. Os convidados terão a oportunidade de conhecer de perto a organização da maior competição esportiva estudantil do Brasil, assistirão as competições e também vão apresentar os modelos de desporto escolar de seus países.

O evento acontece de 25 de novembro a 08 de dezembro, em Cuiabá. O espetáculo de abertura será realizado no dia 25 de novembro, às 19h, no Ginásio Aecim Tocantins.

Com informações do COB

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO