23.4 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Obras da Copa avançam apenas 1,6% em 30 dias

As obras da Copa do Mundo em Cuiabá avançaram apenas 1,6% em 30 dias, conforme relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quarta-feira (3). Segundo o documento, excluindo o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), 51,06% das obras foram executadas. O último relatório apontou uma porcentagem de 49,46%.

A auditoria analisou 27 contratos no valor total contratado de R$ 2,2 bilhões e deste total, quatro foram concluídas. Das vinte e quatro restantes, quatro não apresentaram atrasos, oito apresentam atraso de até 60 dias, nove apresentam atrasos entre 60 e 180 dias, e duas apresentam atraso superior a 180 dias.

Segundo o relatório, 14 obras possuem atrasos superiores a 30 dias e seus cronogramas permanecem distantes da realidade, dificultando uma fiscalização efetiva.

Algumas não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução, como por exemplo, a pavimentação das ruas do entorno da Arena Pantanal, o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari e a implantação do coletor tronco.
Na obra da Arena Multiuso, o relatório apontou uma evolução positiva no ritmo dos serviços. No entanto, a estrutura metálica de cobertura que deveria estar concluída no final de abril/2013, apresenta-se 78,58% executada.

O documento revela ainda que algumas ações essenciais à realização do evento, como a construção dos Centros Oficiais de Treinamento, das Instalações complementares da Arena Pantanal e do FanFest estão iniciando-se ou nem foram ainda licitadas.

A orientação do TCE é para que a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), agilize essas ações.

Atraso crítico

No relatório, o conselheiro Antonio Joaquim pontuou alguns atrasos que considera crítico, como é o caso das obras do COT da Barra do Pari.

“Esta é uma obra essencial para a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e, assim como o COT da UFMT, deve receber atenção especial do gestor para que seja entregue dentro do prazo. As últimas medições revelam uma evolução abaixo do esperado pelo cronograma físico-financeiro da obra”, diz um trecho do relatório.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO