GERAL

O SENTIDO CrISTÃO DO NATAL

NATAL! Essa é a festividade esperada pela humanidade O natal é confraternização, o natal é festa, o natal é alegria, o natal é troca de presentes, o natal é paz, o natal é comemoração na empresa, na família, na agremiação, no clube, no restaurante, no bar. Enfim, onde quer que haja pessoas reunidas aí está o espírito de nata.
Grande euforia enche os corações e as mentes na aproximação do natal. Luzes, enfeites, arvores, papai Noel, e até a solidariedade com os menos bafejados pela sorte, tudo nos envolve em um clima de festa. A rigor o espírito natalino não é apenas mais uma comemoração no calendário. Tudo isso é o natal mundano, é o natal desprovido do seu verdadeiro sentido. Em meio às comemorações natalinas, no geral, o verdadeiro espírito natalino é esquecido.
O sentido cristão do natal ofusca todas as festas, todas as comemorações pois que evoca o mais maravilho ato de amor. Isto é: Deu revelando-se na própria condição humana, cumprindo a profecia de Isaias que vaticinou a vinda de um salvador para redenção da humanidade.
No contexto do espírito da igreja,fundamentado nas próprias escrituras a condição do gênero humano, vivia em completo afastamento de Deus, de completa enfermidade moral e espiritual, sem qualquer condição de se recuperar por si mesmo. Deus, olhando para a sua criação, num ato e demonstração de amor (Rm 5:8) enviou seu Filho, Jesus para aplacara ira divina, como escreve o profeta Isaías: “… levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (Is 53).
“Que no natal possamos celebrar com grande alegria a promessa do Emanuel, o Deus-filho conosco, Jesus Cristo, e rememorar toda a sua obra de salvação, que recebemos como favor imerecido. Que nesses momentos de festa os nossos pensamentos dirijam-se para a obra de redenção (resgate do pecador) e de reconciliação com Deus realizada por Jesus e festejemos a Ele com sincera adoração. Esse é um convite para celebrarmos juntos o verdadeiro sentido do Natal”.
Fora do contexto religioso, o natal é uma festividade social que é comemorada em 25 de dezembro em quase todo o mundo. Nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários são baseados no calendário juliano, o natal é comemorado no dia 7 de janeiro
A data de comemoração do Natal conhecida como o aniversário de Jesus pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com o solstício de inverno.
Apesar de ser uma festividade tradicionalmente cristã muitos não-critãos também o comemoram apenas como festividade social,.Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumentou da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Historicamente, entre os cristãos primitivos não havia comemoração do nascimento de Jesus. Só na metade do Sec III (d.C.) o então bispo de roma, Hipólito, escolheu a data de 2 de janeiro para comemorar o nascimento do Deus Menino. A data de 25 de dezembro foi instituida entre 325 e 354 (d.C.) como comemoração universal para o cristianismo.
Efetivamente, na Biblia não há qualquer referência à data precisa do nascimento de Jesus. Se se atentar para a descrição evangélica, supõe os estudiosos que em sendo o mês de dezembro pleno inverno nas terras da judeia, não seria o tempo mais indicado para o primeiro censo de que se tem registro, determinado por Cesar Augusto, imperador romano, como um fato ligado ao nasciento de jesus(Luc.2.1,3) pois que exigia-se que as pessoas se deslocassem ás suas cidades de origem para cumprir com a determinação imperial.
Outro fato histórico é que os pastores estavam no campo à noite, guardando os seus rebanhos (Lucas 2.8) , o que não condizia com o inverno na região da judeia.
. Por mais que esta data não seja a verdadeira data do nascimento de Cristo, isto seria um argumento legalista demais para não comemorar, será que você nunca viu ninguém nascer em um dia e ser registrado no outro? O que importa é que Jesus nasceu e por isso o povo de Deus deve se alegrar.

J.V.Rodrigues

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo