O Professor é… Alguém que faz todo mundo ser alguém

0
57

O professor não deve ser visto como um benemérito ou um herói. Afinal, não faz o que faz filantropicamente. Por trás de cada professor, há um valor pecuniário que o impulsiona. Seja esse valor ínfimo ou não. Nem que seja apenas o suficiente para repor suas energias via alimentação, para no dia seguinte lá estar ele na sala de aula transmitindo seus conhecimentos para o porvir.
É de duvidar que haja professor mercenário. Devido à dupla jornada desse abnegado profissional; ele vai ter sempre o sentimento de ganhar menos que merece seu elevado esforço para guindar as gerações que passam por sua sala de aula, a patamar de excelência intelectual mais alto que as gerações anteriores.
Devemos imaginar ser o pior Professor, aquele que não consegue transmitir de modo assimilável os seus conhecimentos. Ou em outras palavras: o Professor sem didática. Então, do ponto de vista do burocratês oficial, aquele que não consegue dissolver nas mentes dos alunos, os conteúdos engessado, adotados nas políticas educacionais de cada governo que assume o trono em Brasília; ao plagiar para a nossa realidade cultural e sociocultural heterogênea, as teorias piagerianas, freyrianas ( de Paulo Freyre ) vigosquianas e outras teorias e pseudas teorias que fazem as cabeças dos educadores para aquém e para além de uma educação voltada para fim humanístico ou tecnicista. Que para nossa realidade brasileira, objetiva apenas servir o mercado (fim tecnicista). Esquecendo-se o profundo sentimento de felicidade que permeia nosso ser. Sentimento que nunca aflorará enquanto a escola não voltar-se para a questão filosófica da felicidade do indivíduo. Enquanto transmitir conhecimentos apenas com o objetivo de formar elementos para constituir-se como componentes numéricos do universo geral de Planejamento de Mercado e de Estatísticas da relação de produção e consumo.
O Professor é… Alguém ideal para nosso Sistema de Consumo; se for capaz de ensinar de forma eficaz, a apertar parafusos numa Linha de Montagem; e ajudar a formar gerentes que não questionem as normas e procedimentos dos Manuais de Instrução dos Processos Produtivos.

Professora Terezinha Maria José Caldeira – Rede Municipal de ensino.