O PROFESSOR CONTADOR DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

0
68

A criança se vê cada dia mais motivada a interpretar o mundo ao seu redor, dessa forma a literatura infantil é um recurso para preparar essas crianças para a aquisição de novos conhecimentos e além de ser própria para a idade, desperta nas crianças o gosto e a vontade de aprender, porque mexem com o imaginário, com a fantasia, com um mundo totalmente diferente do seu. Quando utilizamos a literatura infantil no cotidiano das crianças, nos deparamos com diversos tipos de recursos que nos ajudam a fazer do simples ato de contar histórias uma verdadeira ARTE; Em todos os momentos, em todas as situações, a partir de diferentes sugestões, a criança lê. Ela está constantemente exposta às mais variadas formas de textos escritos ou simbólicos, diante dos quais se posiciona, interpretando e criando significados.
A história infantil é um recurso que provoca um encantamento entre as crianças. Ela é o centro das atenções, é motivação, tornando-se o fator decisivo na delicada tarefa de educar. Quando o professor conta histórias, narra lendas, sugere a leitura de contos e tradições, ele está proporcionando às crianças uma atividade sadia, uma oportunidade para o desenvolvimento da imaginação, enriquecendo o vocabulário, proporcionando diversas experiências e atendendo assim às curiosidades da vida em suas estreias pelo mundo da fantasia.
Portanto, torna-se essencial a valorização do ato de contar histórias, principalmente quando se trata do início da vida escolar; para que assim, o hábito da leitura se torne presente durante o decorrer dos anos, tanto dentro do âmbito escolar quanto fora dele. Na infância, as crianças já possuem uma série de conhecimentos adquiridos. Dentre os conhecimentos que as crianças adquiriram nos primeiros anos da escolarização, fica constatada sua capacidade precoce para a leitura e a escrita. Outra forma de a criança se sentir estimulada e com curiosidade para a leitura e para as histórias infantis é o conhecimento que ela recebe dentro do ambiente familiar, se ela tem pais leitores, a família que estimula ela provavelmente ira crescer uma criança interessada nos livros e em conhecer as histórias infantis.
       As histórias infantis procedem de uma maneira consoante ao caminho pelo qual uma criança pensa e experimenta o mundo; por essa razão as histórias são tão convincentes para ela. Sendo assim, a proposta do professor para apresentar uma literatura infantil para a criança e que seja agradável, que desperte a criatividade e a imaginação da criança, pode desenvolver o costume da leitura, uma vez que em muitos lares de famílias, a criança tem ficado muito tempo na frente de telas e deixado o livro de lado.
O professor contador dor de histórias é um artista da voz e do gesto, qualquer que seja a história o professor deve ter competência e estar sempre atualizado perante aos conhecimentos escolares, a fim de buscar cada vez mais o aperfeiçoamento e domínio da arte de contar histórias, e assim que ele não considere uma simples atividade de descontração para ocupar seu tempo.
O ato de contar na escola vai além de um improviso e exige um verdadeiro conhecimento do ritual, uma vez que na maior parte dos casos o pedagogo "contador de histórias" é às vezes a única pessoa que mantém vivo, a prática de contar histórias. Estimular desde cedo à prática da leitura é essencial para que quando a criança se tornar um adulto ela possa ser considerada uma pessoa culta, responsável, e adepta ao ato de ler. Durante a infância, sua imaginação é criadora, sua inteligência é investigadora e sua curiosidade é uma fonte de conhecimentos, que deve ser estimulada e cultivada, tornando-se veiculo de exploração pedagógica, quando bem orientada. A criança tem um prazer especial em ouvir várias vezes à mesma história, para assimilar e fixar. E deve ser contada sempre que solicitada.
 Sendo assim, o conto infantil é uma chave mágica que abre as portas para a inteligência da criança, para sua formação integral. Contar histórias realmente é uma Arte, pois, não significa apenas abrir o livro e lê-lo em voz alta, mas envolve criatividade, fantasia, emoções e nós educadores somos os mediadores desse conhecimento para que a aprendizagem da literatura infantil se torne prazerosa, efetiva e significativa.
Daiane Cristina da Silva e Vânia Silveira de Souza são Professoras Pedagogas da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis.