30.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

O mea-culpa

O nosso trânsito é sim motivo de preocupação e ao mesmo tempo o momento de todos nós que andamos nas ruas da nossa cidade fazer um mea-culpa. Muitas vezes culpamos o Poder Público pelos problemas no trânsito, pela sinalização da ruas ou até mesmo pelos acidente que vimos.

Na verdade, em alguns casos, o Poder Público tem sim sua parcela de culpa, mas na maioria dos casos somos nós mesmos que contribuímos para o trânsito se complicar e em alguns casos virar um verdadeiro caos. 

Vale destacar que não temos educação nas ruas, furar sinal é algo comum em Rondonópolis em qualquer hora do dia, isso pode sim provocar acidentes e culpa não é da Prefeitura e sim de quem fura o sinal.

Mesmo nas vias mais movimentas é fácil ver motorista ou motociclista avançar o sinal ou nem respeitar a faixa de pedestre, apesar de todos saberem da gravidade deste tipo de infração. 

Vale destacar que atualmente nossos sinais estão todos sincronizados e as principais vias de Rondonópolis perfeitamente sinalizadas. Em resumo: não tem desculpa para o cidadão. 

Mas se o problema fosse apenas furar o sinal poderíamos até ficarmos um pouco mais tranquilos. No entanto, há mais. Falar no celular, enquanto dirige,  no meio de uma via movimentada é muito comum nas nossas ruas e o pior, as pessoas acham que não estão correndo risco e pensam  que não vão ter uma distração com isso.

Pior que falar no celular está manusear o smartfone para mandar uma ou outra mensagem parta um amigo próximo. Aí o risco é redobrado e com certeza a possibilidade de descuido é gigantesca.

E andar em velocidade acima do permitido em nossas ruas; é algo tão comum que parece que nossas ruas são preparadas para receber carros de fórmula 1, outra infração grave que vimos todos os dias nas nossas ruas. 

O reflexo disso tudo está no setor de ortopedia nos principais hospitais da nossa cidade, o trânsito lota enfermarias salas de cirurgias.

A Prefeitura está tentando fazer a parte dela também, pretende retorna a fiscalização eletrônica do município. Para alguns é a indústria da multa, mas será que é isso mesmo?

A fiscalização pode na verdade salvar vidas e garantir ao menos um trânsito mais seguro. 

Sem fiscalização, infelizmente nossa cidade vira isso que citamos nos parágrafos acima; temos a certeza que se todos nós fossemos educados em nosso trânsito, não haveria fiscalização eletrônica e os acidentes que hoje são muitos seriam raros. 

Portanto, temos que refletir. Muito disso tudo é culpa de todos nós. 

 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO