23.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

O joio do trigo

A classe política no geral está desmoralizada em todo o país; hoje quem está no Poder ou até mesmo fora, é visto por uma parcela significativa da população como corrupto, hoje não se faz distinção entre este ou aquele político, se tem mandado, no ver da maioria, ou se está no meio político, é corrupto.
Por esse tônica, o processo eleitoral de outubro deste ano, pode trazer sérias consequências como, por exemplo, o aumento de votos brancos e nulos e até mesmo abstenções, que poderão bater todos os recordes, possíveis e imaginários.
Isso por um lado é bom, mostra que a democracia está viva, mas ainda não em sua plenitude. Isso somente vai ocorrer quando o voto deixar de ser obrigatório, como é nos Estados Unidos, por exemplo, pois assim sem ser obrigado a votar, passaremos a viver a chamada democracia plena.
Digamos que os votos não validos e abstenções representa a democracia, pelo simples motivo que dá a alternativa para o cidadão, em simplesmente não votar em nenhum dos nomes que estão colocados nos processos eleitorais.
Se por um lado isso é uma faceta importante do processo democrático, por outro deve-se levar em consideração é que é muito ruim ver uma eleição onde o eleitor não quer ou não pensa em votar nos nomes que estão colocados.
A maioria diz que não vota pelo fato de que todos os políticos são considerados corruptos, o que de fato é uma falácia, pois há sim gente honesta, trabalhadora no meio político, o grande problema é que em muitos casos os bons acabam de certa forma pagando pelos os maus.
O bom político, infelizmente, em muitos casos, acaba passando batido, em meio à uma multidão de gente mal intencionada com o dinheiro público e desta forma acaba sendo esquecido na hora do voto.
No entanto, no Mundo moderno da Internet e das redes sociais, e levando-se em consideração trabalhos de empresas de comunicação serias e comprometidas, há como ver um político bom e saber diferencia-lo dos maus gestores do dinheiro público.
Para isso, basta saber pesquisar antes de votar, que com certeza, o eleitor vai achar sim, políticos éticos, decentes e comprometidos com o povo, basta ter paciência e saber analisar de forma sabia os perfis dos candidatos que estão disponíveis, e com isso separare o joio do trigo.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO