30.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

O jogo de empurra

Rondonópolis, Mato Grosso, o Brasil e o Mundo estão à espera da cura da Covid-19 ou uma vacina que ajude a proteger as pessoas do vírus que não escolhe idade, classe social ou grau de estudo para atacar, todo e qualquer ser humano está vulnerável ao Coronavírus, a diferença é a intensidade do ataque e as comorbidades que cada um pode ter que são potencializadas pela força do vírus.

O problema é que ainda há um grupo de pessoas que se recusarem a acreditar na força e no Poder desse vírus; os chamados negacionistas.

Não acreditar em um vírus que matou somente no Brasil mais de 80 mil pessoas é algo perigoso, pois o grande perigo é a transmissibilidade dele, e quando as pessoas não acreditam e não se protegem; elas não colocam em risco a própria vida e sim a vida das pessoas que vivem próximas ou mantém contato entre si.

No entanto, estamos vendo muitos cientistas renomados fazer o alerta que a única forma de combater o coronavírus é as pessoas se isolarem ao ponto de evitar contatos.

Sabemos do chamado kit Covid que está sendo usado como prevenção, o que na realidade pode ser até uma forma de tratamento em alguns casos mas jamais como uma forma de prevenção.

O sonho nosso é de toda a comunidade científica é dizer para o kit previne a doença, que se tomarmos não vamos nos infectar. No entanto, isso não é verdade, o kit pode ajudar em grande parte do tratamento, mas a única receita para se prevenir da doença, além do álcool em gel e da máscara é o isolamento social.

A ciência ainda está perdendo a batalha, não tem vacina, remédio ou tratamento que mate o vírus, tem sim medicamentos que amenizam os efeitos da doença, mas isso é muito pouco para nos arriscarmos a voltarmos a vida como ela era.

O problema dessa questão do combate à Covid é que ele depende de ações coletivas partindo de uma iniciativa individual. se uma pessoa fura essa cadeia todo o processo fica comprometido e linha de transmissão ganha força.

É mais ou menos o que ocorre na esfera nacional, os estados não falam a mesma língua do Governo Federal, os municípios não se entendem com os Estados e cria-se esse jogo de empurra, onde o resultado final está aí, uma Pandemia sem qualquer controle no Brasil.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO