23.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

O Brasileiro e a pandemia

Não é de hoje que a ciência vem alertando sobre os riscos da pandemia da Covid-19 se agravar no Brasil. O problema da doença em nosso país envolve várias questões, primeiro que se trata de um país de dimensões continentais, onde todo e qualquer controle é muito difícil de se fazer.

A segunda questão é que o Brasil e o povo brasileiro sempre foram muito próximo um do outro, um exemplo é que o brasileiro comum adora se cumprimentar, se abraçar ou até mesmo dar um beijinho no rosto de uma pessoa quando é apresentado a ela.

Tem que ser levado em consideração à questão da cultura do brasileiro, nós somos avessos ao cumprimento de regras. Quando os governos estaduais e municipais colocaram em voga as medidas de isolamento social no começo muita gente aprovou, mas no decorrer da pandemia pessoas foram relaxando e deixando de cumprir as regras mesmo vendo os casos aumentando a cada dia.

O brasileiro não conseguiu se isolar e dificilmente vai conseguir por causa das suas características culturais. No entanto, se não for feito nada nesse sentido de isolamento ou de evitar um contato mais próximo entre as pessoas com toda certeza, o que já está ruim pode ficar ainda pior.

Para completar ainda os problemas da covid-19 no Brasil é importante destacar, que houve no primeiro momento uma resistência à vacina por parte principalmente do Presidente da República e chegou a dizer publicamente que não iria vacinar e que a vacina poderia inclusive ter efeitos colaterais.

Em tom, jocoso Bolsonaro chegou a dizer que as pessoas que tomaram a vacina poderiam virar jacaré. Depois, o presidente até que mudou o discurso, reconheceu a importância da vacina, no entanto o próprio governo federal não conseguiu comprar a quantidade de imunizantes suficientes para atender a demanda do Brasil nos últimos meses e a vacina que era para ser algo para atender em massa população acabou sendo algo para atender uma pequena parcela da população devido à falta de imunizantes no país. O que deve ser feito agora? Deve-se primeiro ter medidas de controle da doença eficazes e que realmente proporcionam segurança à população brasileira. O isolamento social deve ser fundamental neste momento.

O segundo aspecto é sim reforçar a vacinação em todo o país, buscar o máximo de vacinas possíveis para evitar a propagação da doença na velocidade atual.

Mesmo assim, todos nós sabemos que muito ainda precisa ser feito para resolver o problema da pandemia no Brasil.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO