22.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

O Brasil que eu quero e a Lei de Gérson

A Rede Globo de Televisão tem feito uma campanha sistemática sobre o tema “O Brasil que eu quero”. Essa campanha tem um grande apelo democrático, em razão, principalmente da Internet, que está dando condições para que as pessoas enviem seus depoimentos e que os mesmo aparecem nos telejornais da emissora dizendo o Brasil que querem.
O que chama atenção nesta situação é que quase que a totalidade dos depoimentos mostra uma grande preocupação com a corrupção dos políticos. No entanto é preciso esclarecer que a corrupção no Brasil não está somente nos políticos, ela vai além, vem de séculos atrás, desde quando se instituiu em nosso país o propalado jeitinho brasileiro, que ganhou força na década de 70, por meio da Lei de Gérson, que dizia a seguinte frase: “Levar vantagem em tudo, certo”.
Para refrescar a memória das pessoas, a Lei de Gérson é resultado de um comercial de cigarros feito na década de 70, pelo camisa 8 da nossa seleção que havia vencido o Mundial do México no início da daquela década.
No final da propaganda, ele solta a frase que soava como um mantra nos nossos ouvidos era quase uma ordem autorizando as pessoas a levar vantagem em cima das outras, a impressão que se tinha era que quem não partia do pressuposto da Lei de Gérson estaria fora da sociedade, de tão forte que era a propaganda e seus reflexos. Tanto é verdade que somente décadas depois houve gente combatendo essa Lei.
Anos depois, o craque da Seleção de 70 reconheceu que foi um erro o comercial e até hoje se arrepende de ver o seu nome associado ao jeitinho brasileiro.
No entanto, para muitos é normal, furar uma fila no mercado, comprar produtos pirata, fazer um gato na TV a Cabo, o famoso gatonet, mas temos que ter a consciência que essa situação está ainda viva na mente dos brasileiros e enquanto isso não sumir do nosso dia-a-dia, não adianta ir na TV e dizer que quer um Brasil sem corrupção na política, pois apesar de ser dolorido escrever isso, os nossos políticos nada mais são do que o reflexo da nossa sociedade, quando mais corrupto um povo mais corruptos serão os nossos políticos.
Na verdade, temos que resolver esse problema em casa, acabar com o jeitinho ou a Lei de Gérson e com isso mudar também quem elegemos, apenas dessa forma é que teremos um Brasil melhor do que estamos vivendo, caso contrário vamos continuar com a gatonet e políticos corruptos espalhados pelo nosso país.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO