O 3° episódio do programa 'Rondonópolis tem História' com o professor Paulo José Correia, exibido nesta quinta-feira (30), no SBT Comunidade (canal 8.1) trouxe a história do bairro Alfredo de Castro. Em 2010, debaixo de um pé de baru, foi onde tudo começou, o bairro se transformou e hoje é uma das regiões mais populosas da cidade.
O professor Paulo José contou que na época a região do Alfredo de Castro era uma fazenda rodeada de mato, mas que foi escolhido por dois pontos, sendo eles localização e topografia. "Era um domingo tranquilo quando eu e o prefeito José Carlos do Pátio, após percorrer alguns locais, paramos debaixo desse pé de baru e aqui tivemos a ideia de escolher essa região para abrigar um novo bairro", disse Paulo José.
O prefeito fez a aquisição do terreno de 55 hectares e em 2012 as famílias começaram a ser assentadas. "No início era precário, mas as ruas foram sendo abertas e uma equipe liderada pelo Franscisco Neto ia na frente e nós atrás com caminhão de mudança", afirmou o professor.
O bairro foi recebendo infraestrutura, o Sanear fez um poço artesiano, a Energisa trouxe a rede elétrica, depois foi feita toda a rede de água que garantiu água potável para todos os moradores. O projeto de habitação popular contou com a parceria do Governo Federal durante a gestão da presidente Dilma Rousseff que financiou a construção e o Governo do Estado entrou com a contrapartida das famílias, dessa forma as casas saíram gratuitamente aos moradores.
De acordo com Paulo José, em 2017 foi feita a rede de esgoto e hoje o Alfredo de Castro conta com posto de saúde, creche e mais de R$ 46 milhões foram investidos em asfalto. "A criação desse bairro foi um grande desafio, quase 4.500 pessoas em uma situação complexa, mas o resultado foi muito positivo e atualmente o Alfredo de Castro oferece a estrutura compatível com a do centro da cidade", conta.
O programa também é exibido todas as terças-feiras, às 18h50, pela TV Cidade Record, canal 5.1. No SBT o programa é exibido todas as quintas-feiras por volta do 12h. A cada semana o programa traz um episódio diferente contando histórias, curiosidades, locais históricos e mostrando personagens dos bairros de Rondonópolis.
Fonte: Da Assessoria