28.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

O apressado come cru

Existe um ditado comum em Minas Gerais, que diz mais ou menos assim: “O apressado come cru”. Esse ditado, vale em partes para o momento que estamos vivendo no Brasil e no Mundo, com relação à Covid-19. Estamos a cada dia, vendo os números da Covid, diminuírem em grandes proporções e chegando a níveis a cada dia mais baixo, mais isso não quer dizer que a Pandemia e a doença estão plenamente controladas.

Na verdade estamos com pressa para voltar à vida normal, pressa essa, que pode ter reflexos. Sabemos que há ainda riscos em todo o planeta e não é hora de relaxar ou baixar a guarda; é preciso manter os cuidados que pedem as autoridades de saúde; como usar a máscara, o álcool em gel e o distanciamento social. Aliado a isso, é preciso e necessário, que as pessoas continuem tendo a consciência da importância da vacina. O momento não é para abrir mão da imunização; quem não se vacinou deve fazer e quem não tomou a segunda dose, não deve abrir mão desse direito.

O mesmo vale para os governos; nesta semana, por exemplo, o governo do Estado começou a desmontar a estrutura de atendimento de UTIs Covid em Mato Grosso. Apenas em Rondonópolis foram bloqueadas, de uma só vez, 30 UTIs; sendo dez na Santa Casa e outras 20 no Hospital Regional. Com isso a Santa Casa que tinha 20 leitos, passou a ter dez e o Regional que tinha 30 ficou também com dez. A pergunta que nos fazemos neste momento é exatamente essa: será que está na hora de fazer isso? Será que a Covid está totalmente controlada em Mato Grosso? Não seria uma atitude precipitada do Governo? A resposta ainda não tem e somente o tempo é quem vai nos dizer quem está certo; Mas o que sabemos de antemão é que a Pandemia não terminou, continua logicamente em proporções bem menores que no auge da doença. Portanto, para evitarmos pagarmos uma conta no futuro, vale sim, neste momento remetermos ao ditado mineiro: é melhor não nos apressarmos para não sermos obrigados a comer cru, a digestão neste caso não costuma ser das melhores. Que tomemos todos os cuidados até o fim deste pesadelo.

Fonte: Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO