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domingo, novembro 24, 2024

Números de atendimentos no Procon crescem em 2013

O Procon de Rondonópolis finalizou o balanço de atendimentos e fiscalizações do ano de 2013 e os números apontaram um crescimento em torno de 22% em relação ao ano anterior. Em 2012 foram cerca de 5.800 atendimentos e no ano passado este número chegou a 7.070, entre consultas na sede do órgão, por telefone e em fiscalizações realizadas no período.
Segundo o Coordenador do Órgão de Defesa do Consumidor local, Juca Lemos, os dados foram tabulados respeitando os sete setores do ranking elaborado pela Superintendência de Defesa do Consumidor.
Em primeiro lugar ficou o setor financeiro, com 2.852 atendimentos, abrangendo contratos, bancos, cartões de crédito e cobranças abusivas de juros. Em segundo veio o setor de produtos, com 1.121 registros no órgão, destacando vendas pela internet, de eletroeletrônicos, de celulares, produtos defeituosos. Uma curiosidade neste item foi a relação entre reclamações entre carros usados com 18 e carros 0 km com 30 registros, destacou Juca Lemos.
Os serviços essenciais ocuparam o terceiro lugar no ranking de atendimento, com 1.058 reclamações, englobando serviços de fornecimento de energia elétrica, de água e esgoto e de Telefonia.
“Neste setor podemos destacar a diminuição nos números de reclamações contra o Sanear, em relação a 2012. E também a queda nos registros da telefonia móvel, com a implantação de um canal de comunicação da operadora OI, dentro do Procon, um telefone 0800 foi disponibilizado para reclamações, o que proporcionou uma maior agilidade na resolução dos processos”, disse Juca Lemos.
O quarto posto do ranking foi ocupado pelo setor privado, com 508 registros, que envolvem serviços de despachante, oficinas mecânicas, eventos e shows. O destaque ficou por conta de 50 reclamações relacionadas a supermercados.
Com 67 registros, em quinto lugar ficou o setor da saúde, em sexto a habitação com 59 reclamações e por último o setor de alimentos, com 8 atendimentos.
Para Juca Lemos, este aumento no número de atendimentos tem relação com a reestruturação do Procon promovida pela administração atual e uma maior divulgação por parte da imprensa das ações do Órgão.
“Em 2013 conseguimos atuar em várias frentes, como eventos e shows com a fiscalização da meia-entrada, no cumprimento da Lei dos 15 minutos nas filas dos Bancos, além da presença do Órgão na Exposul de forma ostensiva. Tudo isso foi possível devido ao aumento da nossa estrutura”, comentou o gestor.
INDÍCE DE ACORDOS
Outro dado relevante constatado foi o número de reclamações resolvidas. O índice chegou próximo de 60% dos casos solucionados antes ou até a primeira audiência de conciliação. Os demais casos são encaminhados para a Vara do Juizado Especial de Pequenas Causas, em ações que não ultrapassem 40 salários mínimos. Em demandas de até 20 salários mínimos, o próprio reclamante pode ingressar com a ação, acima deste valor apenas com a contratação de um advogado.
Para registrar reclamações, o Procon/Rondonópolis atende de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, em sua sede na Rua Rio Branco, 2102, a 100 metros do Fórum de Rondonópolis.

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