GERAL

Últimos detalhes dos alinhamentos dos planos de educação são debatidos em Conferência

Aconteceu nesta quinta-feira (26) o último dia da 3º Conferência Municipal de Educação, quando as avaliações finais do Plano Municipal de Educação de 2013, bem como o alinhamento aos planos Estadual e Nacional estão sendo debatidos. O ordenamento dos planos é necessário a fim de atender a lei federal 13.005 de 2014, em seu artigo 8º.

Segundo a coordenadora Geral da Conferência, Sueli Bonfim, essa é a primeira etapa pra se constituir um sistema nacional de educação.

“A necessidade de alinhar metas é para que tenhamos exequibilidade. A proposta é que contemos com um plano de estado e não de governo, e que seja uma política que seja pensada nas três esferas”, explica.

Na conferência existem oito grupos de trabalho cada qual com sua temática, em que cada um discute suas respectivas metas, para que depois possam ser aprovadas em plenária. Posteriormente a comissão organizadora elabora o documento final e encaminha para o Poder Executivo que envia para o Poder Legislativo constituindo-se em lei.

“A plenária está prevista para terminar hoje, e acredito que até semana que vem todos os encaminhamentos serão realizados e enviados para o Executivo”, complementa Sueli.

A conferência seguiu seus trabalhos até às 17 horas na Unic, localizada na rua Arnaldo Estevan.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo