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sábado, novembro 23, 2024

Novo processo seletivo renova 40% dos professores nas escolas estaduais

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) aplicado este ano pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) para a contratação de professores possibilitou a renovação de 40% na composição dos quadros das escolas. Ou seja, das 13.343 contratações temporárias de professores contabilizados até terça-¬feira (23.02), 5.189 foram em unidades escolares diferentes das que atuavam no ano passado.
Outro fato importante do novo processo seletivo é a melhor qualificação dos professores contratados. A qualificação e a formação dos profissionais inscritos no Processo Seletivo 2016 foram decisivos para equilibrar o nível dos profissionais nas escolas da rede estadual de ensino. Este ano foram quase 70 mil inscrições no PSS no Estado, para aproximadamente 20 mil contratos temporários.
Só em Cuiabá foram 10 mil candidatos para cerca de 3 mil vagas. Pelo processo seletivo antigo, os diretores das escolas é quem escolhiam os professores contratados, levando mais em consideração o tempo de serviço do profissional na unidade. Com isso, profissionais com avaliação negativa e que não teriam perfil para continuar unidade tinham o contrato renovado.
Dificilmente ocorriam mudanças, pois o tempo de serviço também era o principal parâmetro de seleção. Alguns professores acabavam selecionados pela proximidade com o diretor, não necessariamente pelo currículo. Entre os professores contratados este ano, 346 que nunca tiveram a oportunidade para ingressar na rede estadual,agora integram a equipe da Seduc. “São mestres e doutores que estão tendo a oportunidade pela primeira vez, graças ao PSS”, frisou a coordenadora de Provimento de Gestão de Pessoas da Seduc, Consuelo de Fátima Lima Nunes.
A retirada do quesito tempo de serviço nas unidades escolares foi fundamental para a livre concorrência entre todos os candidatos, uma vez que a qualificação predominou para a contagem de pontos.
A forma da realização, por meio eletrônico, garantiu a transparência das etapas (inscrição, validação de documentos, convocação para atribuição de horas). De acordo com o processo, a média de pontos na chamada “contagem de pontos” foi maior em todas as disciplinas.
Em Matemática, por exemplo, a contagem de pontos aumentou. Os profissionais contratados tiveram uma média de 37,77 pontos e os que não foram contratados de 22,38 pontos. Língua Portuguesa também teve a média elevada, sendo a diferença de 63,23%.
Os que conseguiram aula tiveram uma média de 45,64 pontos e os que não tiveram aula atribuídas 27,96. Em Biologia essa diferença registrada foi de 87,67%. Enquanto os que atribuíram aulas tiveram 44,31 pontos, os que não atribuíram ficaram na margem dos 23,61 pontos. O mesmo ocorreu nas demais áreas do conhecimento em Cuiabá. Em nível de Estado, a média geral de pontos atribuídos foi de 41,78%, portanto, melhor qualificado. “O processo da forma como era realizado anteriormente era fechado, por ser realizado dentro da unidade escolar.
Este ano abrimos, oportunizando a participação de todos e a concorrência foi maior. Isso permitiu que as escolas tenham o mesmo nível de profissionais no que diz respeito a qualificação. Outro diferencial é que o PSS vai estimular os profissionais a buscarem cada vez mais o conhecimento daqui para frente”, frisou o secretário¬ adjunto de Política Educacional, da Seduc,

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