Saúde lança Universidade Aberta do SUS

Melhorar a formação de profissionais do SUS por meio de cursos a distância e em conseqüência melhorar o atendimento aos cidadãos brasileiros. A proposta da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) é qualificar até 2011, metade da mão de obra do SUS, isto significa oferecer especialização em Saúde da Família para mais de 52 mil profissionais e capacitação gerencial para 100 mil trabalhadores de saúde.
O lançamento da proposta do Unasus será feito nos dias 18 e 19 de junho, no Auditório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), em Brasília. Para a abertura, às 14h, do dia 18, está confirmada a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; e do Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielchowsky; além do representante da Opas, Diego Victoria Mejía. Estão convidados a assistir a apresentação universidades, fundações e agências da área de saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde e a sociedade civil.
Após a exibição da proposta pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos, será delineada a participação de cada parceiro e construída uma proposta de implementação conjunta. As atividades da Unasus ficarão a cargo das universidades, escolas, secretarias de saúde, associações científicas e outros parceiros, que dividirão entre si as tarefas de elaboração de material didático, supervisão pedagógica e apoio local à aprendizagem.
A princípio, os cursos serão divididos em três áreas: Saúde da Família, Formação Gerencial e Saúde do Idoso. Para suporte dos usuários, os profissionais poderão contar com centenas de pólos da Universidade Aberta do Brasil, coordenada pelo MEC, e de pontos do Programa Nacional de Telessaúde, além de diversas outras instituições habilitadas em sua localidade.
Aqueles que não tiverem acesso a internet não sairão prejudicados. As informações chegarão por rádio, correio, dvds, videolocadoras e outros materiais didáticos.