28.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Novo CSU foi entregue com festa e homenagem ao Padre Lothar, veja como ficou

Com um investimento de quase R$ 14 milhões, a Prefeitura de Rondonópolis entregou ontem (01) com uma grande festa para a comunidade o Centro Poliesportivo Padre Lothar Bauchrowitz , o antigo Centro Social Urbano (CSU). O espaço homenageia o pároco da Vila Operária, figura já histórica pelas ações visando o amparo e inclusão social dos mais pobres. Segundo o prefeito José Carlos do Pátio (PSB), a homenagem é um "sinal de gratidão por tudo já que fez, principalmente para os mais carentes, a pessoa mais importante da história do município".

Construído nos anos 80  pelo governo do Estado e desativado em meados dos anos 90, o CSU era um espaço de lazer com quadras poliesportivas, jogos de salão e cursos de capacitação. A recuperação  do espaço do antigo CSU é uma luta da comunidade da Vila Operária que se arrastou por décadas. Inclusa no programa de obras públicas voltadas para a melhoria de vida da população de Rondonópolis, a nova estrutura inaugurada nesta sexta pela Prefeitura é semelhante a que existia no local, porém mais completa e moderna para atender a região da Grande Vila Operária.

Encampada pela gestão municipal, após a doação da área do Estado para o Município, a obra iniciou em 2020 e é baseada nos conceitos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.  Com um área construída de cerca de 19 mil m², o novo equipamento social entregue nesta sexta pela Prefeitura de Rondonópolis é o maior do Centro-Oeste brasileiro neste formato SCFV.

O Centro Esportivo Padre Lothar conta com quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia,  piscina semiolímpica com arquibancadas, parquinho infantil, academia ao ar livre, espaços multiusos, dentre outros atrativos.

De acordo com a gerente do departamento de proteção e assistência social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fabiana Rizati Perez, no local inicialmente serão atendidas no contraturno escolar um total de 600 crianças e adolescentes, sendo 300  pela manhã e mais 300 no período da tarde. Além disso, a estrutura estará disponível para atividades de grupos de convivência da  melhor idade, em horários alternativos.

O prefeito não pode comparecer à inauguração do grandioso equipamento social voltado para promoção de educação, cultura, inclusão, lazer e cidadania. Mas, pelas redes sociais, ele destacou a importância do Padre Lothar e agradeceu o líder religioso pelas ações sociais desenvolvidas no município.

"Ao Pe. Lothar, meu orientador espiritual, a minha admiração e gratidão por tudo que fez e faz pela nossa população. Não pude estar presente por ter uma agenda muito importante para nosso município com o governador Mauro Mendes, mas desejo muita saúde ao nosso padre e que Deus continue o abençoando sua vida, assim como ele abençoa a de muitas pessoas", afirmou..

INAUGURAÇÃO

O ato de inauguração aconteceu em meio as comemorações do aniversário de 84 anos do padre alemão benfeitor da comunidade, que dedicou boa parte da sua vida ao povo de Rondonópolis, principalmente aos mais humildes. 

José Carlos do Pátio foi representado na solenidade de inauguração do Centro Esportivo, que contou com apresentações culturais e a presença de um grande número moradores da região, pelo vice-prefeito Aylon Arruda. Entusiastas da ideia da recuperação do espaço, o presidente da Câmara,  vereador Roni Magnani, juntamente com o colega vereador Reginaldo Santos, que passaram pelo antigo CSU,  também marcaram presença, assim como outros vereadores e liderança comunitárias da região.

Rondonópolis vive um dia histórico nesta sexta-feira, 1º de julho, porque além da inauguração, ontem também passou a funcionar oficialmente a primeira Autarquia do Transporte Coletivo do Estado de Mato Grosso. E as notícias boas não param por ai, porque quase que simultaneamente a essas ações o prefeito José Carlos do Pátio, assinava em Cuiabá junto com o governado Mauro Mendes, convênios para obras de infraestrutura importantes para o desenvolvimento da cidade que são aguardadas há muitos anos: a recuperação total do Distrito Industrial Rondonópolis, conhecido como "distrito antigo", e a duplicação do Anel Viário.

 

Da Redação (com informações da Assessoria)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO