Duas pesquisas divulgadas nas últimas horas confirmaram a consolidação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pela sucessão presidencial. Os levantamentos foram feitos pelos institutos Ipespe e Ideia e mostram Lula bem à frente do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL)
A pesquisa mais recente foi divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Ipespe, com patrocínio da XP investimentos. Conforme os dados, o ex-presidente Lula (PT) tem 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 32%. Os dois mantiveram a mesma pontuação em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 13 de maio.
A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. O tucano oscilou um ponto para mais, dentro da margem de erro, de 3,2 pontos.
O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) registraram 2%.
Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram.
Luciano Bivar (União Brasil) não foi incluído no resultado da pesquisa. Ele estava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente. Nos dois últimos levantamentos do Ipespe, também não pontuou.
Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 6%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.
Lula também vence todos os cenários de um eventual segundo turno. Já Bolsonaro tem um empate técnico com João Dória do PSDB (40% a 38%) e também com Ciro Gomes (PDT). No segundo caso o pedetista aparece numericamente à frente de Bolsonaro (44% a 40%).
A pesquisa XP/Ipespe ouviu 1.000 pessoas por telefone entre 16 e 18 de maio. Ela foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08011/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
EXAME/IDEIA
Já a pesquisa do instituto Ideia foi divulgada na noite de ontem (19), sob patrocínio da revista Exame, e aponta uma diferença menor entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno. O petista somou 41%, enquanto Bolsonaro surge também com 32%. Ciro Gomes estava com sete pontos em janeiro, e agora tem 9% das intenções de voto.
Conforme esta pesquisa, se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 46% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 39%
Nos cinco cenários de segundo turno testados na pesquisa Lula venceria todas as disputas, sendo a maior vantagem contra João Doria (PSDB): 48% a 20%. Bolsonaro perderia apenas para Lula. No confronto com Ciro Gomes (PDT), o presidente tem 37%, e o pedetista, 39%. Apesar de ficar atrás do ex-governador do Ceará, o cenário é considerado empate, por estar dentro da margem de erro.
A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01734/2022.
Da Redação