Mutirão de câncer de pele atende quase 300 pessoas no Ceadas

Durante o mutirão de câncer de pele realizado no último sábado (29 de novembro) no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas foram atendidas 291 pessoas, destas 50% foram diagnosticadas com início de câncer de pele. Na ocasião também foram feitas pequenas cirurgias e cirurgias de lesões pré-câncer.

Conforme dados do Ceadas, 33 pessoas necessitam de pequenas cirurgias. Destas, 18 já foram feitas ainda no sábado, enquanto outras 15 estão agendadas. Também foram identificadas 54 lesões pré-câncer, cujas cirurgias foram feitas e os pacientes agendados para a realização de crioterapia.

Ainda, foi identificado um caso de suspeita de leishmaniose e dois casos suspeitos de hanseníase. Em todos os casos, as pessoas já contam com agendamento para atendimento na Saúde.

Para a coordenadora do Ceadas, Conceição Abreu, esse tipo de ação é fundamental na prevenção do câncer de pele. “Muitas pessoas quando procuram um médico já estão em estágio avançado da doença, por isso, é muito importante a descoberta de lesões e do câncer em estágio inicial”, alerta a coordenadora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo