Movimentação no Aeroporto Marechal Rondon registra crescimento acima da média nacional

O movimento nos aeroportos brasileiros registrou um dos melhores crescimentos no mês de agosto. No Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Mato Grosso, o crescimento nos embarques e desembarques no acumulado do ano foi de 31,01% em comparação com o mesmo período do ano passado. O número é bem maior que a média nacional que foi de 23%.
No maior aeroporto de Mato Grosso, localizado em Várzea Grande embarcaram e desembarcaram 1.369.218 passageiros até o mês de agosto, enquanto que no mesmo período de 2009 foram registrados 1.045.072 embarques e desembarques. De acordo com o Ministério do Turismo, foi o melhor agosto da série histórica, com registro de 6 milhões de desembarques contra 4,6 milhões do ano passado.
Já no comparativo entre os meses de julho e agosto, o crescimento na movimentação no Aeroporto Marechal Rondon foi de 17,10%. Os registros deste ano estão bem superiores aos de 2009, e segundo o MTur, se for mantido esse ritmo, o ano deve fechar com 64 milhões de desembarques domésticos no Brasil, conforme prevê o ministro do Turismo, Luiz Barretto Filho.
Em 2009, 56 milhões de passageiros desembarcaram nos aeroportos nacionais, segundo informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A movimentação no maior aeroporto de Mato Grosso atesta para a urgente ampliação das estruturas do local, tanto para embarque quanto desembarques de passageiros e melhor comodidade de quem transita pelo local diariamente.
Demanda carece de mais investimentos
Os números citados acompanham a projeção registrada para todo o País e, especialmente, em Mato Grosso esse movimento tem apresentado nos últimos anos um crescimento acima da média nacional, o que ratifica a procura do Estado como destino de turismo de pesca e de ecoturismo, especialmente, é maior justamente nessa época em que cresce o movimento de passageiros.
A capital mato-grossense, como principal destino indutor de turismo, sedia também inúmeros eventos nacionais como congressos, feiras e exposições movimentando na Capital os segmentos de hotelaria, bares e restaurantes e entretenimento, além de fomentar ainda mais a procura por destinos como o Pantanal e Chapada dos Guimarães.
“O Estado vem organizando-se para fazer jus a novos investimentos e financiamentos para os diversos segmentos do turismo e fortalecimento deste setor economicamente. Estamos trabalhando para inserir Mato Grosso em lugar de destaque no turismo nacional e internacional”, afirmou a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques.
Cuiabá tornou-se não apenas um dos destinos indutores do Estado, como um polo de turismo de negócios. E com a realização da Copa de 2014, a ampliação do aeroporto Marechal Rondon torna-se peça fundamental e obrigatória para que se tenham estruturas adequadas ao fluxo de passageiros que irá chegar à Capital no período preparatório, durante e pós-evento da copa.
Fonte:SEDTUR7MT