Colab já atinge taxa de 90% das publicações resolvidas

O poder público ao lado do cidadão para juntos apontarem soluções e resolver os problemas da cidade. Assim pode ser definido o aplicativo Colab, rede social que há quatro meses se tornou mais uma ferramenta de comunicação entre a Prefeitura de Rondonópolis e a comunidade. Podendo ser acessado online ou por aplicativo para sistemas de celular Android e iOS, o sistema do Colab permite que as pessoas solicitem serviços da prefeitura.
Com uma boa aceitação da população, o aplicativo Colab tem até agora entre os registros, apontamentos sobre a falta de iluminação, cano estourado, buraco, estacionamento irregular, fiscalização de terrenos, semáforo danificado entre outros. “Com a divulgação do aplicativo, a demanda tem aumentado, mesmo assim já alcançamos a incrível taxa de 90% de todas as publicações resolvidas (sem contar as que ainda estão em atendimento)”, revelou o coordenador do Gabinete de Comunicação Social, Lucas Perrone.
Ao lançar o aplicativo Colab, com forma de ampliar a interação com a comunidade, a Prefeitura de Rondonópolis, ao lado da de Curitiba-PR, foi pioneira no país na utilização desta ferramenta, que facilita ao cidadão fazer o apontamento de problemas do cotidiano da cidade, seja no transporte, na infraestrutura e sobre a prestação de serviço público. O aplicativo Colab integra-se com o atendimento já prestado pela prefeitura, através do serviço da Ouvidoria Municipal – 0800 6472244.
De acordo com Lucas, a aceitação do Colab, desde o lançamento em maio, por parte da população rondonopolitana, tem sido muito boa. E, por ser tratar de uma ferramenta de fácil acesso e gratuita, o sistema permite encaminhamento mais rápido dos apontamentos para as secretarias e órgãos responsáveis para a solução dos problemas.
Todos os registros da população no Colab são monitorados, diariamente, pela prefeitura, através do gabinete de Comunicação Social, que os envia às secretarias envolvidas e aos órgãos responsáveis. "O cidadão localiza o problema no mapa e já pode incluir fotos ou vídeos. Isso facilita muito a ação do poder público, pois este tipo de tecnologia auxilia a identificação e localização do problema, contribuindo assim para uma solução mais imediata", pontua.
Disponível de forma online e por aplicativo em celulares Android e iOS, a plataforma usa a lógica das redes sociais, com perfis e votações das causas mais populares, além de espaços para comentários. Lucas destacou que o objetivo da prefeitura de Rondonópolis é de que a participação da comunidade no Colab continue crescendo, tanto que já está fazendo uma campanha institucional nos veículos de comunicação, divulgando o uso da plataforma.
"O prefeito Percival Muniz entende que o cidadão pode e deve ter voz; que pode e deve ajudar para que a gestão consiga atender melhor, prestar melhores serviços. Por isso, mesmo sabendo que a demanda deve crescer, o nosso objetivo, com esta campanha, é divulgar o Colab, é de estar cada vez mais buscando trabalhar lado a lado com os moradores, solucionando os problemas do dia a dia", explicou Lucas Perrone.
A prefeitura de Rondonópolis utiliza o Colab de forma gratuita, por meio de um contrato de cooperação, e, segundo Lucas, está bastante satisfeita com a parceria. "É muito importante, pois contribui para mapearmos as maiores deficiências da cidade”.
Como utilizar
Ao acessar o endereço colab.re, o usuário poderá entrar na página da rede social utilizando uma conta do Facebook. São três abas principais que permitem ao cidadão fiscalizar, propor e avaliar. Ao clicar em uma delas são oferecidas várias categorias de acesso – limpeza urbana e iluminação pública, no caso da opção "fiscalize"; educação e cidadania se a aba escolhida for "proponha", entre outras.
Uma espécie de linha do tempo estará visível na página inicial com postagens de usuários da cidade e espaço para publicação de fotos das situações relatadas. É possível apoiar, comentar e compartilhar, inclusive interagindo com outras redes sociais, como Facebook e Twitter.
Também está disponível para o cidadão um gerador de relatórios que mostra, a partir de gráficos, as ações realizadas em cada categoria ou mesmo em bairros específicos em determinado espaço de tempo.