24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

No caminho certo

A cidade de Rondonópolis está no topo de Mato Grosso e do Centro-Oeste, quando o assunto é saneamento básico. Muita gente não percebe, mas essa questão, é fundamental para o desenvolvimento sustentável e crescimento da cidade. A liderança neste setor quase não é divulgada por parte da mídia, mas é muito importante a posição que a nossa cidade ocupa. Na realidade, essa liderança é resultado de uma política pública da atual gestão de anteriores, que apostatam no saneamento básico como forma de garantir qualidade de vida para a população. A preocupação com o saneamento básico vem desde a década de 80, com a primeira fase da rede de esgoto ainda na gestão de Bezerra como governador. Mas, o grande impulso foi nos anos 2000, com Sachetti e o PAC do Governo Lula. Zé do Pátio e Percival deram continuidade aos investimentos.

Mas é preciso reconhecer que nas duas últimas gestões de Pátio, o investimento foi grande para chegar ao estágio onde estamos hoje. Rondonópolis, de patinho feito, virou exemplo nacional de boas práticas para o setor. No entanto, isso passa despercebido por grande parte da população, pois o saneamento básico, é o tipo da obra que não aparece, que não chama a atenção, e por isso, acaba não tendo o devido valor. Saneamento, não é como uma ponte de grande vulto ou uma avenida dupla, que são obras vistas e lembradas diariamente. Por outro lado, quando o saneamento falha, as críticas e prejuízos são incontáveis.

Funciona mais ou menos como um pneu de carro. O motorista, em muitas vezes, nem percebe o equipamento, mas quando o pneu fura o esvazia ele entende a falta que ele faz. Precisamos entender que uma boa política de saneamento é também sinônimo de qualidade de vida e melhoria de índices de saúde. Cidades e países que são desenvolvidos investem primeiro em saneamento para depois fazer gastos em outras áreas. A política no setor apresentada e feita em Rondonópolis nos últimos anos, mostra que a cidade está a um passo a frente de muitos outros municípios com tamanho semelhante ou até mesmo maior que a nossa cidade. Isso precisa ser levado em consideração quando se compara a cidade com outras; e mostra que neste setor estamos no caminho certo.

Fonte: Da Redação 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO